Boa tarde!
Não tinha atinado que no segundo caso, o fator (ab+cd) está no numerador do
valor do quadrado de ambas diagonais.
Realmente serve de qualquer jeito.
(i) a, b, d, c no sentido trigonométrico.
(ad+bc)*(ab+cd) =AC^2*(ac+bd)
(ii) a, d, b, c no mesmo sentido.
(ab+cd)*(ac+bd)=BD^2*(ad+bc)
(ab+cd)*(ad+bc)=AC^2*(ac+bd)

Eu havia parado na primeira equação de (ii) pois, perderia o recurso d|x e
d>x, absurdo.
Mas na segunda de (ii) volto a ter esse recurso.
Por isso havia questionado a ordem. Erroneamente julguei que só valesse
para a primeira ordem.
Aí seria complicado defini-la.
A argumentação é a mesma da solução sugerida pelo Cláudio.
Se (ab+cd) é primo, então (ac+bd) | (ad+bc); pois, ac+bd >1.
Mas ac+bd>ad+bc, absurdo.
ab+cd é composto.

Saudações,
PJMS