Uma camada intermediária entre as requisições (SQL do PHP) e o acesso ao
banco, que se posicionasse de forma a receber requisições, utilizar uma
conexão persistida para as queries (através de uma singleton, por exemplo),
e devolver as respostas, logando as ações de cada usuário que fez a
requisição.

Seria uma forma bem viável de resolver o problema da criação de processos do
postgres, que realmente é grave e inapto pra soluções desse tipo. Envolve um
overhead desnecessário pra criação de processos que inviabilizaria a
solução.

Bruno Simioni
Caiena - Soluções em Gestão do Conhecimento