Como esta os parametros dos postgresql.conf

shared_buffers
work_mem
maintenance_work_mem
wal_buffers
effective_cache_size

checkpoint_segments
max_fsm_pages
default_statistics_target

Tamanho da base sem compactação : select
pg_size_pretty(sum(pg_database_size(d.oid))::bigint) from pg_database d;

Exemplo:

Se sua base tem 50GB com 200 usuarios

shared_buffers = 1GB
work_mem = 4MB