2008/4/3 Amadeu A. Barbosa Jr <[EMAIL PROTECTED]>:

> acho que o problema do "mercado" de TI ao qual vc se refere é outro.. é
> empresário sacana se aproveitando para pagar mal aos funcionários e
> ficar na mesmice

O mercado de TI a que me refiro está muito mais relacionado ao potencial
produtivo (em oposição a capacidade produtiva) dos profissionais de
tecnologia do estado, indo muito além de simples conflitos de categorias ou
classes profissionais, onde o empresário lobo-mau monta do lombo do mundo.
Convenhamos que o problema é maior que isso. Todos sabemos das práticas
draconianas de empresários em diferentes categorias de trabalho, inclusive
no nosso. Acho equivocado afirmar que o problema de "mercado" é simplesmente
um malvado empresário o causador disso tudo... isso é reflexo de coisas que
vão muito além desse be-a-bá.

> o problema das faculdades não é a *faculdade* são os alunos que pouco
> fazem para mudar esta realidade.. dos 5 anos na ufba aprendi uma coisa..
> se não fizer ninguém vai fazer por vc então.. nas particulares o lance é
> meter os reitores/coordenadores na parede, fazer greve, não pagar se o
> ensino tiver ruim, meter no procon, seja lá o que for!

Sim, a motivação de alunos é um fator decisivo  na mudança da realidade,
pois são esses os mais importantes agentes dessa, mas isso é em qualquer
lugar. Dos alguns anos em engenharia elétrica da UFBA e nos 5 anos de
ciência da computação que tive na ruy barbosa aprendi que: falar é fácil...
e dificil mesmo é entender a posição dos outros e conseguir desamarrar um nó
sem amarrar outro.

Meter faculdade em procon pode fazer você receber algum dinheiro, mas não
vai fazer o seu diploma ser valorizado nem resolver o problema de cursos que
não se mantém porque não há entrantes o suficiente. Não resolvem os
problemas que BOAS particulares tem no seu negócio educacional e não existem
nos mesmos moldes em universidades públicas. O dinheiro que mantém as
federais vem dos bolsos de todos nós... nas particulares, se não há demanda,
não há dinheiro entrando para suprir essa demanda. E muitas particulares
boas não conseguem manter cursos estáveis frente a pseudo-faculdades que
cobram mais barato por um ensino mais fraco, pois simplesmente não
consegue-se fechar turmas direito no vestibular. Simples assim.

De dinheiro todo mundo precisa nesse mundo, seja federal ou particular...
não importa. Aluno fazer greve em federal é mais simples, no sentido que no
fim das contas dá pra dizer a culpa é do "sistema", pois afinal "federal é
federal". Em particulares fazer greve é mais delicado: Geralmente faz-se
greve de aluno em particulares quando a situação é insustentável a ponto de
uma greve não abalar mais ainda o nome e reputação da instituição no mercado
e na academia. É o caso da FTC, acredito eu.

> ué.. para empresário bobão é a melhor coisa :) pagar pouco pro cara
> sofrer muito pra manter o emprego, mais uma vez aluno tem que fazer
> valer sua voz senão fica assim mesmo!

Oxente... até empresário volta e meia aparece no mundo todo chorando,
impossibilitado de preencher vagas por falta de qualificação!

> agora qt ao governador + microsoft, isso pra mim, é uma baita aberração
> visto que não há tecnologia que a microsoft venha a fornecer que o
> governo não possa encontrar no brasil/bahia de empresas que tenham
> competência e compromisso com TI aqui dentro!

Meu deus, ninguem nem sabe se a microsoft de fato fez alguma proposta! Fora
isso, quais são as empresas de grande porte da bahia que tem realmente
compromisso com a TI aqui dentro na proporção da nossa necessidade? CPM
Braxis? Haha. =D

> provavelmente isso é 'troca de favores' entre empresários e governo
> tentando motivar o governo a comprar soluções prontas para 'manter um
> nicho de produção de software proprietário'.. lamentável.
> --
> Amadeu Jr. ::
> twiki.dcc.ufba.br/~AmadeuJunior<http://twiki.dcc.ufba.br/%7EAmadeuJunior>

Kristian Brito Pasini