juntaDados escreveu isso aí:
[...]
> [...]
> hardware livre) e promover discussões sobre democratização da
> comunicação, apropriação tecnológica, conservação ambiental dentro de
> um espaço autônomo na Universidade, estabelecendo assim um contato com
> diversos grupos de pesquisa.
>
> A “Universidade Pirata” vem de um esforço para demonstrar que o termo
> pirata não indica cibercriminalidade, e sim o grupo de pessoas que
> busca meios reparar as restrições ao mercado cultural, intelectual e
> de informação. Objetivamos rebater a intensa propaganda que compara a
> compra de um filme no mercado informal por exemplo, ao tráfico de

Infelizmente a estratégia de vocês parece furada, porquê "pirata"
significa sim "criminoso". É de propósito que a indústria usa o termo
"pirataria" para se referir à distribuição não autorizada de obras de
sua propriedade.

Como desenvolvedor de software livre, eu não quero que o que eu faço
seja associado ao termo "pirata". Note que a situação é diferente do que
aconteceu com o termo "hacker", que tinha um significado que foi
deturpado pela mídia e pela indústria. Já o "pirata", nesse contexto,
foi sempre associado à idéia de que compartilhar equivale à saquear
navios e cometer assassinato. Se a intenção é combater essa associação,
a última coisa que eu faria seria vestir a carapuça. :)

Pra mim faz mais sentido divulgar a idéia de que "compartilhar não pode
ser associado a 'pirata'", e não de que "'pirata' é massa e não quer
dizer 'criminoso'".

[...]
> Os cursos são presenciais em Salvador, mas estamos desenvolvendo os
> módulos a distância, as inscrições valem para as oficinas e cursos a
> distância também.

Salvador ou Lauro de Freitas?

--
Antonio Terceiro <terce...@softwarelivre.org>