A ideia é muito boa, mas tenho que concordar com o Terceiro...

Associar o termo pirata a qualquer coisa pode desmoralizar e ter um
efeito contrário ao pretendido... No lugar de "limpar" o nome
"pirata", que tradicionalmente, como o Isamar até falou, remete aos
criminosos dos mares, com ênfase aos navegantes caribenhos...

Acredito sim que a ideia de combater o marketing agressivo de associar
o uso de cópias não autorizadas ao tráfico e o crime organizado como
um todo é uma ótima bandeira a ser defendida... Mas sejamos
comedidos...

É como a ideia do Partido Pirata... A filosofia é muito interessante,
mas o termo pode vir a atrapalhar bastante as suas pretensões
teóricas.

Já pensei com alguns amigos em formar uma "Universidade Aberta" ou
"Universidade Livre", termos que já são usados mas que dá uma ideia
das pretensões que são bem parecidas com a própria universidade
pirata.

Enfim, parabéns pela ideia... Eu pensaria duas vezes só em relação ao
nome, mas entendi que é justamente parte do trabalho, que visa
"hackear" o termo e destroçar, trazendo para o lado da propagação
cultural e do conhecimento, interessante a ideia da desconstrução do
termo, desejo sucesso nesse difícil trabalho.

Força aí pra vocês e espero podermos criar algo parecido por aqui
(Ceará) o quanto antes...

Ĝis revido...

Em 30 de março de 2010 14:13, Antonio Terceiro
<terce...@softwarelivre.org> escreveu:
> [...]
> seja associado ao termo "pirata". Note que a situação é diferente do que
> aconteceu com o termo "hacker", que tinha um significado que foi
> deturpado pela mídia e pela indústria. Já o "pirata", nesse contexto,
> foi sempre associado à idéia de que compartilhar equivale à saquear
> navios e cometer assassinato. Se a intenção é combater essa associação,
> a última coisa que eu faria seria vestir a carapuça. :)
>
> Pra mim faz mais sentido divulgar a idéia de que "compartilhar não pode
> ser associado a 'pirata'", e não de que "'pirata' é massa e não quer

(...)

> --
> Antonio Terceiro <terce...@softwarelivre.org>
> http://softwarelivre.org/terceiro