Infelizmente a arrogância realmente se mostra em diversos casos, mas o
primeiro erro é discurssar como se a tal arrogância fosse uni-lateral.
Espero que meus comenários soem como critica construtiva, já que esse
texto está repleto de falácias que pode confundir sériamente pessoas
que não conhecem o assunto.

"(...) apologistas do software livre fazem críticas ásperas ao
Windows, (...) na verdade estão cuspindo no prato em que comem pois
sem os microcomputadores a maioria dos que trabalham hoje com
informática estariam fazendo outra coisa."

Essa citação é inadequada pois faz parecer que o Windows foi o que
trouxe os computadores para as casas. Um erro básico, pois vendo a
história você nota que seria o movimento natural (que já havia sido
iniciado antes da MS) e qualquer sistema operacional (com fim
doméstico) poderia ter viabilizado este processo.

"Aliás, tanto o Torvald quanto o Ramus Lerdorf, (...) estão hoje
trabalhando para empresas norte-americanas."

Não entendi o porque desta citação... Parece que foi apenas para
confundir o leitor, afinal não agimos enquanto comunidade contra a
Microsoft por esta ser norte-americana, mas sim por ser o maior
exemplo de controle do software proprietário.

"Bill Gates, 'era um dos caras mais espertos que já conhecera'"

O que importa isso? Ele usou os seus poderes para o mal... :-)
Me diga algo que a Microsoft inventou e mostrarei duas que ela
absorveu e fez com que todos pensassem que foi ela, somente porque ela
tem mais visibilidade. O que importa é a criatividade, mas esse mundo
de lobbys pode deformar nossos conceitos mais básicos.

"(...) seu sucesso. Foi também preciso uma boa dose de sorte (...)"

Desculpe, mas prefiro crer que esse comentário foi apenas ingenuo.

"Além disso, a placa de rede não fora reconhecida, coisa que o Windows
fizera numa boa."

Esse é um caso bastante delicado mesmo. Como o GNU/Linux não é produto
de uma empresa e no mercado de Sistemas Operacionais existe um dos
monopólios mais fortes já vistos na história humana, os produtores de
periféricos ou não se preocupam com usuários de outros SO's ou tem
medo de serem retaliados pela monopolista caso apoiem outra escolha.
Isso está mudando, mas se não quer se envolver com as camadas
inferiores do sistema, pergunte ao vendedor se tal periférico tem
suporte ao GNU/Linux.

Isso só mudará com a nossa decisão, então, reclame com a pessoa certa,
o fabricante, ou continue no monopolio.

"(...) vendedores de distribuições Linux deveriam informar em que
condições de hardware essas distribuições funcionam (...)"

"Vendedores"!? você está procurando no lugar errado. Mas para que esse
seu argumento seja devidamente invalidado informo que a Debian mantem
uma listagem de hardwares compatíveis e a Conectiva também (não sei se
a Mandriva - união Conectiva + Mandrake - se preocupa com isso).

"(...) para que o usuário não gaste dinheiro com equipamento onde o
Linux não vai funcionar."

E você quer botar a culpa no GNU/Linux???

"a sociedade não privilegia o esforço, mas sim o resultado"

Essa frase foi usada para demonstrar que esse é um artigo do estilo
dois pesos, duas medidas.

"Mas os seus apologistas, alguns dos quais estão se tornado tão
mercenários quanto dizem ser o Bill Gates (...)"

Fase gratuita... Valide isso por favor.

"(...) atender os novos clientes (...)"

É... você não entendeu...
Mas estou feliz por apenas 50% dos compradores de PC com GNU/Linux
terem desistido, esperava 90%. Então o GNU/Linux, mesmo sem o suporte
convencional é acessivel pra quem vivia em uma lógica totalmente
diferente ou não conhecia nada.

Para apoiar iniciantes no mundo GNU/Linux de uma forma bem mais
simples que buscar no Google foi criado o Suporte Livre. Essa é uma
das ações que melhor mostra o espirito humanitário dessa comunidade.
Não tem apoio do governo e não tem patrocinadores, mas as pessoas se
uniram, criaram a infra-estrutura e estão agindo. Eu achei a
iniciativa muito válida já que o Computador Para Todos está aí e
sabemos que as empresas não tem a menor preocupação com qualidade de
suporte. Então aproveito pra convidar, entre também:
http://www.suportelivre.org

É isso que a gente faz. Mas pessoas que pensam em "Vencer na Vida"
(como se isso fosse um campeonato), "Vender meu Peixe" (como se ele
fosse realmente o dono do peixe) e ditos populares correlatos não
podem entender isso e acham que o Linux (sic) ainda tem muito pra
andar. A industria é que está a anos atrás.

Hasta!
 Aurium - um arrogante que ajuda novatos... mas que arrogância!

On 1/7/06, Alfredo Pereira dos Santos <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> A Arrogância e a  auto-suficiência como eventuais causas do fracasso
> ou Algumas pedras no  caminho do Linux.
>
> Alfredo Pereira dos  Santos
> (...)

   `-_---" "---_-´  Web Colaborativa: