Rafael,

A SaferNet Brasil recebe denúncias de brasileiros  a respeito de
crimes cometidos utilizando recursos da internet, as apura e encaminha
para as autoridades competentes para investigar e punir.
Exemplos desses crimes: sites com pornografia infantil, incitações à
violência, ao racismo, homofobia ou outro tipo de intolerância, etc.

O Orkut é uma ferramenta que facilita sobremaneira a criação de sites
com esse tipo de conteúdo, em forma de comunidades.

O governo brasileiro solicitou diversas vezes que a empresa
responsável pela manutenção do Orkut (o Google do Brasil) lhe cedesse
informações que quebravam o sigilo dos usuários do Orkut que cometem
esses crimes (como, por exemplo, o endereço IP do computador utilizado
por essas pessoas, possibilitando, assim, encontrá-las e puni-las).
Mas o Google se recusou a fornecer esses dados, passando, então, à
posição de cúmplice desses crimes.

A empresa alegou que de nenhuma maneira mudaria sua política. Na
China, em contrapartida, o Google aceitou mudar de nome, não oferecer
o orkut e filtrar o conteúdo das pesquisas no buscador, sob exigência
do governo chinês. Se não aceitassem, o governo simplesmente não
permitiria que a empresa oferecesse seus serviçso no país, o que o
Google não quer de jeito nenhum, pois perderia um mercado gigantesco.

Resumindo: sob pressão de um governo autoritário, para ganhar
dinheiro, a empresa pode mudar sua política, mas sob solicitação de
auxílio de um governo democrático para combater crimes e prender
criminosos, houve recusa.

O Google tomou uma atitude quanto ao orkut: está solicitando aos
usuários que denunciem PARA A EMPRESA a existência de comunidades com
conteúdo criminoso. Com isso eles poderão eliminar a comunidade, MAS
OS ENVOLVIDOS NÃO SERÃO PUNIDOS!! e a empresa ainda vai poder alegar
que os crimes não aconteceram.....

Ou seja, o melhor local para fazer e acompanhar uma denúncia de um
crime ou abuso que esteja sendo realizado utilizando-se a internet é
http://www.denunciar.org.br/

O governo brasileiro, por essas razões, tomou ontem a decisão de
multar a empresa Google e R$50.000,00 por dia para cada ação em que o
Google se recusasse  a fornecer os dados que permitam capturar os
criminosos que usam seus recursos para cometer crimes.

Não é o caso de controlar os serviços do Google, nem de querer impedir
que o orkut funcione no Brasil.
Também não acho que vão restringir o acesso de brasileiros ao orkut,
uma vez que o Brasil tem o maior número de usuários, disparado!

Mas é uma questão de poder identificar os criminosos que agora, com as
facilidades oferecidas pela rede, tentam cometer seus abusos
impunemente.

Krishna