Acho q a questão aqui é q vc cedeu ao Google voluntariamente o direito de "checar" seus e-mails confiando q isso seria feito apenas por rôbos, sem intervenção humana. Já nos diversos casos em q o Governo busca acesso a uma informação, vc quase sempre sabe q isso é feito sob um pretexto no mínimo questionável e em momento algum vc esperava q essa informação fosse acessada por ele.
Não é o governo, é a Justiça, cumprindo todo ritual processual que consta na lei

Já basta ter de agir como agente compulsório da Receita Federal ao ter de "dedurar" todo mundo com quem eu mantenha alguma relação comercial q possa implicar em recolhimento de imposto (vide a obrigatoriedade de declarar para quem eu pago o aluguel do imóvel onde habito hj, por exemplo), sem saber o q está sendo feito com praticamente 1/3 do meu salário q é descontado direto no contracheque sob as mais diversas rubricas.
Como não? O orçamento é público e o Estado responde à Justiça, sempre sendo inspecionado por Tribunais de Contas. (ok, o mecanismo todo não é perfeito mas o direito é garantido)

Além disso, se um Google pisa na bola com o sigilo das informações, amanhã o modelo de negócio dele pode furar, a avaliação do mercado faz as ações dele despencarem, e a empresa pode ir pro buraco.
Nada, vide o artigo do Hudson que mosta a bela pisada de bola. Mas o negócio só cresce.
E a MS? Não pisa na bola cotidianamente? Tá aí, se segurando até hj.

Já se um Senador (ou vários) democraticamente eleitos violam o sigilo do Painel do Senado, por exemplo, eles renunciam aos mandatos e simplesmente voltam na eleição seguinte. Vide o caso do ACM (e ainda temos de engolir ele e o neto posando de guardiães da moralidade no serviço público) e do Arruda, provável futuro governador do DF. Assim, ser "democraticamente eleito" está beeem longe de ser atestado de confiabilidade, qdo não chega a depor contra... ;-)
Não é atestado de confiabilidade (claro q eleição não dá isso pra ninguém), mas é o fato de ser uma escolha feita pela população, em um regime de igualdade formal (1 cidadão = 1 voto e não $$$$ = muito peso). Do mercado não podemos reclamar, o G. Soros tem mais dinheiro e vai ser sempre mais forte que eu, mas se o Estado não faz sua parte sim. Entre o mercado e a Justiça prefiro o segundo.

    Alguém tem acompanhado como o Google tem manipulado os comunicados à
    imprensa internacional, fazendo parecer que o governo brasileiro está
    tentando violar a privacidade de seus cidadãos? Como se a requisição
    viesse do executivo e não da Justiça?

Se há "culpa" aí ela está na mediocridade reinante na imprensa nacional e internacional, com pseudo-repórteres incapazes de ao menos checar informações antes de publicá-las. É só lembrar a estória do churrasco onde teria sido anunciado o apoio das FARC ao PT, os dólares de Cuba via uísque, etc e tal. Em todos estes casos, a dita imprensa não apresentou uma prova sequer além do disse-q-me-disse de alguns e, qdo instada a apresentar provas, disse q a denúncia estava feita e q era obrigação do Ministério Público investigar. No âmbito internacional, o apoio da mídia norte-americana à Guerra do Golfo, sem questionamentos às famosas armas de destruição em massa inexistentes e a outros furos do governo Bush, foram exemplares em termos de parcialidade comprometida. Q saudades dos trabalhos sérios de investigação jornalística da época do Watergate... :-/ No mais, acho q o gde equívoco foi do Dennis mesmo, q além de não ler os termos do serviço em q estava entrando, deve ter comido mosca em termos de atualização junto aos meios de comunicação e tal (sites, blogs, podcasts, imprensa tradicional, televisão, etc) pois a questão da privacidade do GMail foi *amplamente* debatida por todos os lados na época do seu lançamento.

[ ]s,

OJr.

Usuário Linux #352107
Jabber/Gtalk: [EMAIL PROTECTED]