Aberto não quer dizer necessariamente confiável e proprietário não quer necessariamente dizer mal-feito.

São só licenças de uso de software e os modelos de produção que existem em torno delas. Um não é melhor do que o outro. "mais adequado a alguma aplicação", no máximo.

O software com menos defeitos, até onde eu sei, é o que roda nos computadores do ônibus espacial e ele deve isso não a ser livre (ou open-source ou qualquer que seja a licença de uso dele) mas a práticas extremamente tediosas de engenharia de software.

Alexandre Oliva wrote:
softwares das quais vidas dependem não podem usar linux, pois precisam
de um sistema de tempo real.

softwares das quais vidas dependem também não podem ser proprietários,
pois precisam ser confiáveis.

E agora?