2008/6/3 Marcus de Vasconcelos Diogo da Silva <[EMAIL PROTECTED]>:
> Bem se essa energia para escrever emails fosse canalizada para a construção
> de algo putz o Software Livre tava até no notebook do Papa. E ai vamos
> construir??

Já refleti bastante sobre a questão de colocar SL no notebook do Papa
e sobre "grandes feitos". E também já pensei que não adiantava
dialogarmos aqui na lista sobre SL enquanto o SP reinava fora da dela.
Deixei de participar de listas, perdi a esperança.

Mas então nos meus estudos de mestrado eu li um pouco sobre o livro de
Levy e que diz muito sobre a importância do "virtual" e que ele não se
distancia muito assim do mundo "real". Uma frase do mesmo autor para
refletir:"o virtual não é irreal, ele é desterritorializado". A partir
disto me convenci que idéias têm muita força, elas não tem espaço, não
tem tempo e elas convencem pessoas a realizarem ações localizadas e
talvez até pequenas, mas que juntas fazem um grande efeito. Tem tudo a
ver com a conhecida frase: "pense globalmente, aja localmente" e
percebi que se debatermos e trocarmos idéias, estaremos pensando
globalmente.

O pensamento motiva nossas ações. Só agimos quando estamos convencidos
em pensamento. Se não temos certeza que SL é bom, então nossa fala
será fraca, nosso rosto mostrará incerteza e não convenceremos ninguém
ao nosso redor.

Mas o que afinal tem faltado em nossa causa? Faltam ações locais. Se
você já está convencido que SL é bom, então bote a mão na massa agindo
localmente. Uma ação local simples, mas que fará um grande efeito é
migrar e dar suporte para seus parentes em SL, seus vizinhos, seus
colegas de trabalho e de escola; até que eles se sintam seguros e
autônomos. Migrar seus próximos para SL faz parte da sua "obrigação
local".

Por enquanto, não migrei minha filha de 8 anos - brincadeira! Na
verdade já nasceu usando SL ;-) Já migrei minha esposa, meu pai e
minha mãe de 63 anos, alguns alunos que dei aula e quase estou quase
conseguindo migrar totalmente o departamento que estou prestando
consultoria diária.

Se você formar suas pessoas mais próximas em SL, visando a autonomia
das mesmas,  tanto em pensamento quanto em prática, esta acaba fazendo
a diferença como você fez, podendo depois formar outras, gerando um
efeito em cadeia. Esta frase pareceu um ingênuo "pensamento tirado do
livro de Poliana", mas tem funcionado pelo menos comigo ;-)

Vamos construir sim! Nossos pensamentos primeiro e quando se sentir
convencido pela lista ou qualquer outra comunidade de aprendizado, não
deixe de agir, começando com aqueles que estiverem mais próximos.

Abraços,
--
Marcelo Akira Inuzuka
http://akira.sistemasabertos.com.br