On Jun 13, 2008, "Marcelo Akira" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> http://packages.debian.org/search?keywords=nonfree&searchon=names&suite=stable&section=all

> Todos esses softwares são realmente livres, apesar do nome nonfree?
> Faw, pelo que foi mostrado, parece ser fácil obter software não-livre
> do Debian, não preciso escafunchar muito :-(

Os que são software e aparecem marcados com [non-free] em vermelho (se
é que essa URL mostra algo parecido com o que mandei outro dia, mas
estou sem conexão pra verificar) são de fato Software não-Livre.

> "Se não estou enganado, remover a área de non-free do Debian (colocar
> por exemplo em non-free-debs.org) e limpar os blobs, requalificariam o
> Debian como uma das distros recomendadas pela FSF

Eu acho que não é só o Debian começar a manter e hospedar essas coisas
em outro lugar que vai "limpar a barra".  Enquanto for o Projeto
Debian fazendo e decidindo a respeito, o Debian continuaria endossando
e legitimizando Software não-Livre como algo aceitável.  E enquanto
Debian fizer isso, fica difícil recomendar a distro por causa da forte
sobreposição do nome da distro com o do projeto.

> não sei se seria necessário remover programas que dependem de software
> não-livre e tradicionalmente aparecem na contrib." -- Faw

Distribuí-los também endossa e legitimiza o Software não-Livre de que
dependem, ainda que em menor grau que oferecê-los diretamente.  Não
falo pela FSF, mas eu chutaria que manter softwares assim não
impediria que um distrojeto (pra evitar a discussão sobre a cabeleira
de ovo do zezé :-) fosse qualificado como Livre, mas provavelmente não
seria suficiente para que fosse recomendável, pois recomendá-lo seria
recomendar o Software não-Livre com apenas um nível de indireção a
mais.

FSFLA Board Member       ¡Sé Libre! => http://www.fsfla.org/