2008/10/1 Marco Rosner <[EMAIL PROTECTED]>:

> Bom, nunca mexi com PDA, e pra ser sincero, nem sei o que é um netbook
> (desculpem minha ignorância). Mas abstraindo as tecnologias especificas e
> pensando em pc´s, se você tiver um windows XP com NTFS e um Linux com EXT3,
> o arquivo de um não é compativel (leitura/escrita/excução) com o outro. Daí
> a SUPOSIÇÃO de não comunicação.

Você não vai arrancar o HD do PDA e montá-lo num Notebook. Os dados
vão ser transferidos de um para o outro usando algum protocolo, que
não precisa ter software livre implementado para ele, mas tem que ter
as especificações  abertas.

Ha um tempo atrás tive que desenvolver um sistema com suporte para
Palmtop. Fiz nas pressas, então não posso dizer que domino a
plataforma. Até porque o SO da palm já é outro e deve ter mudado tudo,
mas enfim...

No caso do palm, o palm se comunicava com o PC através de um protocolo
durante a operação de hotsync. A especificação desse protocolo estava
disponível no portal de desenvolvedores palm. Só que acabei usando uma
biblioteca em perl que fazia o grosso da coisa (acho que o nome da lib
era coldsync), ao invés de eu mesmo implementar uma lib para se
comunicar com o palm.

O que eu tinha que fazer (e fiz) era um conduite, que é um programa
que se comunica com o palm durante a operação de sicronia com o PC.
Ele pega os arquivos, trata, e poe em algum lugar, le os arquivos de
algum lugar e coloca dentro do palm (é só um exemplo, tem vários tipos
de conduítes, mas essa não era para ser uma aula de desenvolvimento,
de qualquer forma).

Pelo que eu estudei lendo os manuais do portal de desenvolvimento, se
eu quisesse que o meu programa sincronisasse com o windows, tudo que
eu tinha que fazer era escrever outro conduite usando as libs
disponibilizadas pela palm para o windows. Pelo que pareceu para mim,
para Windows seria mais fácil, pois a palm distribuia as libs próprias
para windows e não para linux, mas comunicar, comunicava com os dois.

Não sei que sistema nojento é esse que não se comunica com linux. Mas
que se os docs das specs do protocolo estivessem disponíveis, com
certeza alguém iria fazer uma lib para se comunicar com ele, mesmo que
fosse muito dificil de usar a lib "alternativa" (em relação à lib
oficial). Um programador dedicado com contas a pagar ficaria muito
satisfeito em fazer um conduite para ele (por um precinho bem
camarada).

Se não publicaram as specs, é sacanagem da braba. Ninguém está pedindo
para ninguém implementar uma lib e dar de graça (como no caso da Palm
com os desenvolvedores Windows). Mas tem que publicar as
especificações. Quem não faz isso é porque quer trabalhar no nosso
lugar e ganhar dinheiro no nosso lugar, uma reserva safada.

--
Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA

jabber: [EMAIL PROTECTED]