Algumas palavras pegam pelo marketing, outras porque expressam coisas
que não existiam antes. O português é menos afeito a isso do que o
inglês (no qual "you can verb anything"). A expressão "photoshopar" é
divertida de se usar por conta do choque - a palavra é horripilante,
"verbar" substantivos não funciona direito - e eu gosto muito de
completar "com Gimp" para ressaltar o fato de que Gimp também
"photoshopa" coisas e que, pelo menos pra mim, funciona muito bem. Eu
me viro bem nos dois.

Sobre evitar fazer propaganda dele de graça, sou totalmente a favor.
Agora, se ele foi usado no trabalho, não vejo um bom motivo para
omitir o fato, se a intenção não for divulgar software livre.

--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com