"Não. Na verdade os usuários é justamente quem o software livre tenta
proteger. Essa resposta era pra mim? Ficou confuso. "

Por exemplo, quando parte destes usuários se relacionam melhor com a
postura OSI do que FSF e trabalham lado a lado com os proprietários visando
mercado sem se apegar tanto com filosofia. Ou quando mesmo sabendo que a
proposta do software livre é proteger a liberdade que cada um tem de ter
acesso ao conteúdo, código, autonomia sob o software em geral, e mesmo
assim optam por usar e trabalhar com proprietário. Ista  postura não é
encarada como problemática?

E sobre o GSOC, estava me referindo às críticas direcionadas ao google por
apoiar software livre de um lado e explorar de outro. Somente complementei
essa ideia de que há lados opostos "incompatíveis" com o movimento que
provavelmente sejam verdadeiras pedras no sapato...sem falar dos de dentro
do próprio como é o caso do sr.Torvalds...ele não parece estar se
importando tanto com esta filosofia.