O fluxograma não pode contemplar todas as possibilidades senão uma
pessoa teria que ter um monitor de 90 polegadas para visualizá-lo e
alguns dias de férias para entendê-lo. :D

Acho que pode-se dizer que o objetivo é capturar corretamente 95% (ou
idealmente 99%) dos casos com o menor número possível de critérios
objetivos.

As coisas geralmente só vão parar no JOSM depois de estarem em uso em
larga escala. Acho que usam o TagInfo para saber o quanto são usadas.
Abutters tem apenas 50000 aplicações - bem pouco comparado com outras
tags como access e cycleway.

Eu particularmente não vejo utilidade em usar abutters nesse momento,
seria apenas uma complexidade a mais sem benefício ao usuário final,
sem reflexo no estilo visual do mapa e sem reflexo no roteamento.

(JOSM é a ferramenta usada por quem conhece a fundo as definições do
OSM e o modelo de dados, acho que merece mais consideração que
editores como o Potlatch que vivem adicionando erros na base por causa
dos bugs que têm.)