> De fato eu tive uma discussão recente com uma outra pessoa sobre isso. É
> muito importante ressaltar claramente que o trecho não é motorway pois isso
> tem implicações fortes: velocidade reduzida; congestionamentos na
> aproximação; impossível ultrapassar.

Na verdade é motorway, mas temporariamente está em obras.
Eu marcaria com note (para os mapeadores saberem que está em obras e
que não é para mudar a geometria, classificação, etc, baseado em mapa
de satélite) e também com description (também falando que o trecho
está em obras; description é a tag onde se coloca pequenas notas ou
explicação para os usuários finais).

Se há placas de velocidade menor e a obra for ficar por um longo
período, eu também mudaria o maxspeed.
lanes a mesma coisa (caso só exista uma faixa sendo utilizada, com
sistema de "pare e siga" ou algo assim)

Mas a classificação da via eu não mudaria.
Talvez outras pessoas possam pensar diferente.