Tenho a impressão de que a documentação (basicamente a wiki, eatão aí as
guidelines) tende a instruir os mapeadores a manter as ruas sempre que
possível como apenas um elemento (e eu também acredito que há um bom motivo
pra isso). Tome como exemplos duas páginas de instruções básicas da wiki
(ambas ainda sem versões em português).

https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Editing_Standards_and_Conventions
Observe que a definição básica de rodovia é "uma série de nós agrupados
formando um caminho". Na parte em que falam das pontes, dizem que este "é
um dos vários casos em que as rodovias não são representadas em um único
caminho, mas como vários caminhos organizados seqüencialmente CADA UM COM
DIFERENTES ETIQUETAS. (grifo meu)

Em https://wiki.openstreetmap.org/wiki/One_feature,_one_OSM_element
A seção "notable exceptions" nota que ruas "são comumente representada como
múltiplos caminhos conectados, cada um com a mesma etiqueta 'name' (MAS COM
DIFERENTES OUTRAS ETIQUETAS)". (grifo meu novamente)

Enfim, minha humilde opinião: não havendo diferença de características (no
que se inclui rotas e restrições, além das caraterísticas físicas) entre as
diversas seções da via, não há porque dividir a mesma via em vários objetos.

Se entendi bem, essa questão está muito parecida com o velho lema "não
mapeie para os renderizadores", mas nesse caso no lugar dos renderizadores
colocaram um editor (ou um método de edição, sei lá). Entendo que da mesma
forma que acontece com o renderizador, o editor é que tem que se adaptar ao
mapa e não o inverso. É como se eu colasse as rodas do carro com cola,
porque não tenho ou não sei usar chave de roda.

Imagino que o ideal é que houvesse identificadores para os trechos das ruas
(sem necessariamente subdividir todas as ruas em objetos distintos), mas
esse é um conceito que simplesmente não existe no OSM. Então é melhor
quebrar quando necessário e apenas quando necessário. Inclusive acho que
isso está estritamente relacionado com o principal princípio do OSM: mapeie
o que está no chão. Ou seja, se você está no local, olha pra rua e não vê
diferença entre um trecho e outro, ambos os trechos são a mesma coisa (e,
portanto, não devem ser mapeados como se não fossem uma coisa só).

P.S.: Escrevi muito sobre conceitos (que sempre serão contestáveis), mas em
resumo eu diria apenas: dividir as ruas indiscriminadamente trará mais
problemas do que soluções.

P.S. 2: Por falar em "mapear para o renderizador", ninguém aqui lembrou do
pobre mapnik que, com as ruas divididas quadra a quadra, simplesmente não
mostraria os nomes das ruas no mapa na maioria dos níveis de zoom.
__
Atenciosamente,
Márcio Vinícius Pinheiro
http://about.me/Doideira