Bem eu numero um quarteirão por dia em Sampa colhendo dados in loco, com os
dados da prefeitura acho que da pra numerar uns dois tranquilamente , acho
que vou demorar uns 300 anos pra terminar só a cidade de São Paulo, com a
numeração real de porta.
Lembro bem no final dos anos 60 que um professor de geografia passou um
trabalho de coletar informações de cidades brasileiras; o modo de
conseguirmos os dados foi através de escolas que repassavam para
professores de geografia e estes para alunos , a quantidade de informação
coletada foi impressionante, considerando que tudo foi feito por cartas via
correio, nem telefones usamos raros naquela época, interurbano nem pensar.
Acho que se focássemos em convencer professores com e-mail e vídeos
tutoriais explicativos, o resultado para o OSM em geral seria melhor do que
ficar tentando convencer as pessoa leiga a mapear.

*Pedro Esmerilho*