De: Fernando Trebien <fernando.treb...@gmail.com>
Enviado: terça-feira, 21 de janeiro de 2020 21:34
Para: OpenStreetMap no Brasil <talk-br@openstreetmap.org>
Assunto: Re: [Talk-br] Nova proposta de classificação viária

Da minha parte, que sou suspeito pra falar, concordo com quase tudo,
só faço as seguintes observações:

1. O termo "ligando" na regra #1 de várias classes deveria ser
substituído por "é a rota ideal", do contrário há margem para incluir
qualquer conjunto de vias que não seja caminho principal entre os
lugares referidos.

2. Seria interessante atribuir função aos tipos unclassified e
residential, mencionando que correspondem à classe "via local" do CTB.

3. Por clareza, deve estar escrito em algum lugar que "estrutural" é
um nome comum nos planos diretores mas inexistente na legislação
federal (no CTB), assim como "estrutural principal", e que "principal"
se refere a uma classe viária municipal oficial e não apenas a uma
descrição genérica. Esse nível só existe nas cidades muito grandes,
como por exemplo em São Paulo com seus três níveis de vias estruturais
(o N1 seria esse tipo, o N2 seria o estrutural típico de outros
municípios de tamanho médio, e o N3 seria equivalente ao arterial que
vira secondary no OSM).

4. Para os níveis secondary e tertiary, o termo "rodovia" deve ser
trocado pelo termo "estrada" para incluir vias não-pavimentadas que
satisfaçam a regra da rota ideal. Especialmente importante em várias
regiões menos desenvolvidas do país que muitas vezes não têm ligações
viárias pavimentadas.

5. Acredito que as comunidades dos outros estados vão querer avaliar
com cuidado se o limiar populacional se ajusta à sua realidade local.
Os limiares padrões do OSM a princípio seriam a metade dos propostos:
100k, 10k, 1k, etc. Pode ser muito num estado denso como São Paulo ou
pouco num pouco denso como o Amazonas.

6. "Para esta finalidade, convencionou-se que uma cidade X exerce
influência num raio determinado pela raiz quadrada de sua população."

No caso do RS, a aplicação desse critério não mudaria em nada a
classificação final que foi aprovada.  Embora eu não discorde a
priori, as implicações não chegaram a ser discutidas nem no fórum, nem
no Telegram. Pra classificação viária, o raio de influência de uma
cidade raramente vai além das suas conexões diretas com as cidades
mais próximas na categoria de lugar sendo considerada (100k ou 200k
para trunk, 10k ou 20k para primary). O que varia de regiões densas
pras esparsas é a distância dessas cidades de mesma categoria mais
próximas, e em alguns casos (especialmente onde o sistema viário é
muito denso), é necessário ir para o próximo conjunto de cidades.

Por esse critério, São Paulo teria um raio de influência de pouco
menos de 3500km, indo até o Ushuaia e até San Jose, na Costa Rica. Ou
seja, para completar o sistema trunk, teríamos que tentar encontrar a
melhor rota entre São Paulo e San Jose (que não existe [1]), ou entre
São Paulo e, digamos, Caracas, na Venezuela. Faz parte dessa rota o
trecho Porto Velho - Manaus, que não é pavimentado. Acho difícil
argumentar que São Paulo influencia o sistema viário muito além do que
seria o percurso factível em 1 dia de viagem (~1320km se for a 110km/h
continuamente por 12 horas) ou muito além das capitais dos estados
vizinhos, sendo que pra viagens mais longas outros modais são
preferíveis (trem ou barco para cargas, avião para passageiros). Por
outro lado, Palmas, no Tocantins, teria um raio de apenas 546km, que
por pouco não cobre todo o estado do Tocantins. O projeto das BRs com
certeza inclui prioritariamente no mínimo a interligação entre as
capitais estaduais.

Agora, se limitarmos em 1320km, algumas cidades grandes em regiões
pouco densas, como Manaus, teriam uma área de influência viária
reduzida.

[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_de_Dari%C3%A9n