Olá santamariense

obrigado por apresentar a proposta.

Eu li o que está proposto na wiki, mas confesso que não sei se entendi
muito bem como isto deveria funcionar.

A proposta se baseia na ligação entre duas cidades, mas quais duas cidades?
Aí eu li o tal raio de influência, fazendo uma conta no caso de BH isto dá
1700 km. Então devo considerar que todas as cidades no raio de 1700 km com
mais de 200 mil habitantes devem estar ligados por vias tipo trunk? Se der
o resultado que eu tô pensando quase tudo viaria trunk, e perderíamos a
hierarquia das vias.

Sabe, isto me soa muito como um algorítmo, penso que seja factível fazer
uma simulação. Tipo baixar o mapa, isolar as cidades por população e
distância, e reclassificar as rodovias. E depois estudar como ficou a
hierarquia viária. Pelo menos algo semelhante seria necessário para ajustar
o tal raio de influência. Daria um bom projeto de TCC.

Há uma premissa implícita na proposta que não sei se é verdadeira. A
primeira premissa é que fluxo de trânsito e importância da via sejam a
mesma coisa. A segunda é que o fluxo de trânsito seja proporcional ao
número de pessoas que residem nas duas pontas, esse acho bem problemático.
Pegando o tal raio de influência, e as rotas BH-Palmas ou BH-Uberlândia
como exemplo, certamente não há o mesmo trânsito nestas duas rotas, pois
Uberlândia é um importante centro distribuidor.

A premissa do esquema br2013 era que o formato da via seria proporcional à
sua importância. Em alguns casos isto é bem claro, se a via é duplicada por
exemplo. Em outros restam muitas dúvidas. O mérito da nova proposta tentar
é suprir esta deficiência, mas penso que falta um estudo de impacto, tenho
a impressão que pode dar resultados bem estranhos. Não creio que RS seja
representativo do restante do Brasil.

Agora tem uma coisa que não temos usado até o momento, que são as
classificações oficiais. Estas são baseadas em estudos de fluxo de trânsito
real. Aqui em Minas tivemos acesso a dados do DEER-MG. Eles usam como
classificação "troncal", "primária coletora", "secundária coletoria" e
"local". Nos últimos dois anos tenho comparado a classificação do DEER-MG
com as nossas, há mais concordâncias do que discordâncias. A principal
diferença são vias que o DEER-MG considera "troncal" e que no nosso caso
são "primary". Por exemplo, a BR262 entre BH e Uberaba, e a MG-050 de
Juatuba e divisa MG/SP são consideradas "troncal" pelo DEER-MG.

Fazer a uma tabela de conversão OSM/DEER-MG seria algo muito simples. Penso
que adotar a classificação oficial seria menos problemático e menos
polêmico. Pode ser que não se consiga esta informação para todos os
estados. Mas certamente em MG acho que o resultado seria bem satisfatório.

abraço

Gerald

On Tue, 21 Jan 2020 at 18:02, santamariense <imagens...@gmail.com> wrote:

> Olá,
>
> Venho por meio desta apresentar uma nova proposta de classificação
> viária a ser discutida e aperfeiçoada em conjunto com a comunidade.
> Ela baseia-se no resultado satisfatório e menos controverso ao qual
> chegamos no RS.
>
> Em resumo, a proposta é fundamentada principalmente na característica
> funcional da via de modo a se escolher a melhor rota entre 2 cidades.
>
> A proposta completa está documentada em
>
> https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Brazil/Classifica%C3%A7%C3%A3o_das_rodovias_do_Brasil
> para apreciação da comunidade.

> [...]

Dr. Gerald Weber

gwebe...@gmail.com

Personal website <https://sites.google.com/site/geraldweberufmg/>

ResearchGate Profile <https://www.researchgate.net/profile/Gerald_Weber2>

https://telegram.me/gweberbh

Departamento de Física/Universidade Federal de Minas Gerais

Department of Physics/Federal University of Minas Gerais

Campus da Pampulha

Av. Antônio Carlos, 6627, 31270-901 Belo Horizonte, MG, Brazil

mobile: +55-(0)31-996462277