Oi gente

A discussão está interessante.

Mas eu não falei em tempo para salvar.

O que quis dizer é que até 1 ou 2 versões atrás o espaço ocupado pelo arquivo em KB, por exemplo, era sempre menos no odt que no mesmo arquivo gravado em doc.

E agora parece que não é.

Lembro que li isso muitas vezes e comprovei.

Fiz os exercícios pra mostrar isso.

E parece que mudaram algo.

Os arquivos odt ocupam agora o mesmo tamanho ou maior ainda que o doc?
doc

O Wallace falou que com ele não acontece.

o André falou que versões mais novas costumam embutir uma miniatura do documento em PNG, que pode ser maior do que o conteúdo do arquivo.

Então, agora não podemos mais dizer que o tamanho final dos arquivos é geralmente menor que o da famosa suíte proprietária?

Beijins
Fa
----------------------------------------------------------------
"Caiu do 19º andar e só perdeu um dedo! O resto eles acharam!"
----------------------------------------------------------------


Leandro Santiago escreveu:
Valeu pela dica, mas ainda gosto do recurso de recuperar documentos :-) Vou aumentar este tempo do salvamento automático. Na verdade eu salvo o documento manualmente de tempos em tempos de forma "inconscientemente automática", pois o Ctrl+S sai sem pensar (isso quando não acho que estou no Vim e dou um ESC :w! ou quando tenho que usar o MS Word onde o Ctrl+S é o underline... :-)). Mas o que me incomoda mais não é o salvamento em si, mas o fato de o programa ficar inoperante durante o período de gravação. Será que não há como implementar uma alternativa onde o documento seja salvo em "background" enquanto o usuário continua a trabalhar?

Quanto ao resto do sistema, não acho que inclua muito, pois não uso os outros componentes. Notei este problema mesmo em planilhas menores este problema acontece, embora eu saiba da influência do hardware no problema, pois minha máquina já pode ser considerada antiga (um duron 1500). Quanto ao sistema de arquivos, não achei ainda ferramenta para desfragmentar ReiserFS (que fica no máximo com 4% de fragmentação aqui na minha máquina, numa partição de mais de um ano), mas acho que isso não influi muito.

Lucas Filho escreveu:
Olá,

Para que o arquivo não fique salvando automaticamente, clique no Menu Ferramentas/Opções... Opção: Carregar e Salvar... desmarque a opção: Salvar informações de AutoRecuperação a cada...

Pode também aumentar este tempo para +/- o tempo que você costumeiramente salva.

Entretanto, se ocorrer alguma queda de energia ou simplesmente o programa travar (desabilitando esta opção de AutoRecuperação), você estará perdendo as modificações do arquivo. Então vale colocar na balança: É melhor deixar o BrOffice salvar automático e perder aqueles minutos, ou não deixar ele salvar automático e perder todo o arquivo tendo que refazer todas as modificações no mesmo?

Lembro que, quanto mais rápido realizar as tarefas em um micro, mais tarefas terá que realizar com esta opção desativada em uma perda de arquivo.

A lentidão na abertura de um arquivo também não está relacionada exclusivamente ao programa usado. Se ainda tiver em seu HD documentos de 1990, filmes do "Jaspion" - é o novo! e outras coisas que já deveriam ter ido pro espaço (ou Cd de backup), com certeza o seu micro fica mais lento. Se usa Windows e a cada 02 meses não usa o ScanDisk e se a cada 02 meses não usa o desfragmentador e se a cada "ano" não formata e reinstala tudo... com certeza o micro fica lento para tudo. O BrOffice é lento... sim. Mas podemos também fazer a nossa parte tomando conta do nosso micro e não apenas instalando e desinstalando programas, criando e apagando arquivo sem realizar um mínimo de manutenção preventiva.

Não usa o Base? Então não instala. Pode trocar documentos em formato ODF por dentro da empresa, então porque usa "DOC" para tudo?

Até mais,
Lucas Filho
Open-Ce Tecnologias e Serviços
http://www.open-ce.com

Coordenador Estadual GUBRO-Ceará www.broffice.org/gubro-ce

Blog Pessoal
http://lucasfilho.blogspot.com

::OpenCampus:: Grupo para professores e estudantes
www.opencampus.clic3.net


Agradecemos a Deus por tudo



----- Mensagem original ----
De: Silfar <[email protected]>
Para: [email protected]
Enviadas: Sexta-feira, 13 de Março de 2009 10:08:29
Assunto: RES: [usuarios OOo] Re: Comparação de tamanhos de aquivos

Isso também era um tormento para mim, principalmente com planilhas, mas como
falei em outra msg, resolvi apagando os objetos das células.

-----Mensagem original-----
De: Leandro Santiago [mailto:[email protected]] Enviada em: sexta-feira, 13 de março de 2009 09:02
Para: [email protected]
Assunto: Re: [usuarios OOo] Re: Comparação de tamanhos de aquivos

Olá a todos, e me desculpem por "me intrometer" na conversa :-)

Há um tempo descobri - e depois me falaram - este fato de os arquivos do openoffice serem arquivos zipados e que isso possibilitava a edição dos arquivos xml dentro deste pacote.

Percebi que em geral a gravação - mesmo de uma simples modificação - de um arquivo no OpenOffice é muito mais demorada do que de um arquivo doc no MS Office. No Office é coisa de "plim!" enquanto que no OO há inclusive uma barra de progresso que mostra o processo de gravação. E, como todos sabem, se existe uma barra de progresso é porque as coisas não vão muito bem (é por isso que o povo gosta de colocar splash screens em programas em java! :-)). Digo isso porque me incomodo com isso às vezes quando estou editando uma planilha e de tempos em tempos o OO (uso o go-oo) grava o arquivo, me fazendo ter que esperar alguns segundos.

Sim, percebo que um arquivo odf normalmente é menor do que do office, embora nunca tenha comparado com um do OpenXML (alguém já fez as comparações de tamanho?), mas penso se o fato de ser um arquivo .zip renomeado não influi nisso, pois se o processo de gravação for um "descompacta e compacta" acredito que não exista vantagem em ter um formato mais compacto (aliás, zip é o pior algoritmo de compactação :-(), por isso lhes pergunto se ser ZIP está dentro da especificação do ODF e, caso não esteja, se não é mais interessante utilizar outro sistema de compactação, um outro algoritmo, como o LZMA (que é de dominio publico) , que é usado de forma ágil por vários sistemas, inclusive em sistemas de arquivos (squashfs).

Será que com uma boa implementação não seria possível melhorar o tempo de abertura e gravação dos documentos ODF?

Andre Cavalcante escreveu:
2009/3/13 Fatima Conti <[email protected]>:
Oiê

Parece que há algo esquisitooooooooo.

Dou exercícios pros alunos realmente comprovarem que o tamanho dos
arquivos
do BrOffice.org é menos que os do MSOffice.

E todos os arquivos que recebi dessa turma ou os odt são maiores iu tem o
mesmo tamanho dos doc.

Alguém pode me ajudar a resolver isso?

Se quiser ver os exercícios sobre Writer:
http://www.cultura.ufpa.br/dicas/info/l-writer.htm

--
Beijins
Fa
----------------------------------------------------------------
"A diferença entre o Império Romano e o Império Americano é que,
em Roma, o máximo a que um cavalo chegou foi a senador".
----------------------------------------------------------------


Marco escreveu:
Wallace Sousa escreveu:
comigo não...

=o?

Att.
Wally.

"Não desista de seus sonhos"
----------------------------------------------
Tudo posso naquele que me fortalece
* Fp 4.13 *
---------------------------------------------------------
* Visite o Portal da Transparência e fiscalize o uso dos recursos
públicos:
*

www.portaldatransparencia.gov.br



2009/3/12 Fatima Conti <[email protected]>

Oi gente

Uma dúvida cruel:

Nas últimas versões do brOffice.org os arquivos em formato odt ficam
maiores que os mesmos arquivos gravados em formato doc?

--
Beijins
Fa
Isso depende do tamanho e versão do arquivo.
Versões mais novas costumam embutir uma miniatura do documento em PNG.
Essa
miniatura pode ser maior do que o conteúdo do arquivo.

---------------------------------------------------------------------
To unsubscribe, e-mail: [email protected]
For additional commands, e-mail: [email protected]


Olá,

Comigo só acontece isso em caso de arquivos convertidos seja para lá,
seja para cá.
Os arquivos criados como ODT, com o mesmo texto e a mesma imagem e os
mesmos negrito, itálico e sublinhado aplicados (diretamente no texto,
sem estilos) sobre o modelo padrão de arquivos estão menores que os
arquivos criados como DOC.

Cuidado ao comparar arquivos porque eles muitas vezes não estão
limpos, isto é, eles trazem uma série de informações que estão
embutidos dentro deles e, portanto, não são o "mesmo" arquivo: muda
seu conteúdo, sua formatação etc. Aí não dá para comparar.

O ODT é um formato compactado via algoritmo ZIP. O formato DOC não! Em
compensação o OOo costuma não mexer nas figuras, enquanto que o Word o
faz constantemente.


---------------------------------------------------------------------
To unsubscribe, e-mail: [email protected]
For additional commands, e-mail: [email protected]

Responder a