Ni!

On 10/28/2011 11:44 PM, Castelo wrote:
> Será que o Instituto Ethos tem
> alguma recomendação ou certificação assim? Alguém conhece outras
> organizações com boas práticas na área para que possamos trocar umas
> figurinhas?

A noção de transparência e participação das ONGs que são referência
nisso, inclusive do próprio Ethos, é fraca demais para o que queremos.
Eu conheço os fundadores e vários funcionários do Ethos e muitos deles
não seriam nem capazes de entender do que estamos falando.

O que as melhores ONGs fazem em termos de transparência é tão ruim que
chega a ser pior que alguns governos.

Pra terem uma ideia, a Wikimedia Foundation, com todas as dificuldades
que às vezes encontramos, está léguas e léguas à frente de praticamente
qualquer outra ONG.

E não é só uma questão pro conselho fiscal não, é uma questão do
processo como um todo.

Transparência diz respeito a notas fiscais tanto quanto diz respeito a
registros de reuniões e justificativas de decisões, publicidade da
agenda, etc. E não pode ser dissociada dos mecanismos de participação e
divisão do trabalho.

O lado positivo é que, apesar de termos de "portar" para outro contexo,
o que sugere-se é apenas aplicar o Wikido.

Abs,

q.