2011/10/30 Mateus Nobre <mateus.no...@live.co.uk>:
> E existe uma lista-top das ONGs com maior reconhecimento em transparência no
> Brasil? Onde fica essa?

Ni!

Tudo em paz Mateus : )

Não acho que existe uma lista que sirva diretamente aos nossos propósitos.

Existem pequenas associações que certamente são bem transparentes com
seus membros, mas o problema que nós enfrentamos é de outra escala e
escopo. E dessas não se faz lista.

Também existem ONGs de atuação mais ampla, não ligadas a uma
comunidade circunscrita, mas essas geralmente emulam o funcionamento
de empresas privadas. As mais "bacanas" acham que o ápice da
transparência é publicar um relatório anual e ter uma auditoria
revendo suas contas.

Não há no universo das ONGs uma noção de responsabilidade universal de
trnasparência e participação com toda a sociedade. ONGs são legalmente
corporações privadas. Sem fins lucrativos, mas ainda privadas.

A WMF tentar escapar dessa postura, o que está muito ligado à sua
origem num movimento de base universal - e não apenas de temática
universalista.

Ainda assim, essa natureza privada já claramente influencia o caráter
com que evoluem seus demais capítulos.

Com isso, considero que os exemplos que nos interessam são muito mais
no âmbito público do que privado.

Quando penso na transparência e participatividade que desejo entre
nós, eu penso mais em transparência governamental do que transparência
de ONGs.

Aí, talvez, o exemplo de organização dos partidos piratas europeus
(suécia e alemanha) pode ser interessante de conhecer-se.

Abs,