Matthew me perguntou ontem o que seria a forma melhor de agradecer às
pessoas que doaram seu dinheiro para a Wikipedia.

Vou abrir a minha resposta

Acho que a melhor forma de demonstrar o agradecimento a todos que doaram
seu tempo e seu dinheiro é você ver que esse conhecimento foi levado a uma
família a uma criança que graças a esse conhecimento conseguiu uma vida
melhor, uma vida, que ela conseguiu com o conhecimento que nós levamos
melhorar sua condição social. Acho que isso é a melhor forma de
agradecimento, mostrar que valeu a pena.

voltando

*Imagine um mundo em que cada ser humano compartilhe livremente todo o
conhecimento, esse é objetivo da Wikimedia Foundation.*

Esse é o mote da WMF e esse é o nosso mote.

Como você espera que alcancemos isso se ficarmos dando suporte apenas as
pessoas com acesso à internet? Como iremos agregar e o conhecimento de
alguém que não tem acesso à rede? Ou abrir o acesso a ele ao conhecimento
já retido?

Eu estou pouco me lixando se a pessoa soletra uiquiverçidadi, mas se ela
tiver acesso a um curso profissionalizante criado ali e ela puder melhorar
de vida e compartilhar o conhecimento dela com o mundo, ai eu vou me
importar.

Não estou falando para nós mudarmos o mundo e sim ser uma plataforma que
disponibiliza o mundo e permite que quem quiser ajudar a criar esse mundo
possa usufruir dessa fonte. Há inúmeras organização, governamentais ou não,
sérias que levam educação, cultura, conhecimento para pessoas, no entanto
não têm uma referência livre para esse conteúdo que levam, tem uma lacuna.
Hoje eles trabalham de duas formas, ou retiram uma parte do dinheiro para
pagar o material, ou perdem um pedaço do tempo deles para criar um novo
material. Nesse caso você nem necessita sair do mundinho online, eles fazem
a parte offline.

Sabe porque esse parágrafo acima é um modelo Wiki, porque muitos esquecem,
principalmente wikipedistas novos, uma das coisas mais importantes, Wiki é
livre, mas é uma forma de construção colaborativa. Não é um trouxa que tem
que fazer tudo, e sim um grupo.

A gente não tem a obrigação de mudar o mundo, mas podemos ser uma
inspiração, uma parte dessa mudança, ou o agregador de conhecimento dessa
mudança.

Na realidade a pergunta que, Mateus, você deve se fazer é:

Daqui 10 ou 5 anos o que será a Wikipedia?

nessa sua visão, seria apenas mais um site, e se for isso é melhor vender a
marca para uma empresa que ira melhor gerir que um grupo de voluntários.

A meu ver o que ela deve ser é apenas uma das muitas *plataformas* de um
Movimento forte  que se mobilizam para articular, incentivar, implantar,
promover, fomentar, desenvolver e difundir atividades que visam a produção
colaborativa e a disseminação inclusiva de conhecimento livre.

Além disso tudo, só para quebrar mesmo toda a sua construção, qualquer ONG
no Brasil seus voluntários tem acesso a internet, são das classes mais
favorecidas, se não são das classes mais altas, tem no mínimo um suporte
familiar e educação descente, por um fator muito simples, quem dedica
trabalho sem receber dinheiro em troca, não está passando reais
necessidades.

Fim, tenho mais coisas, mas to com preguiça, beijos

+55 11 7971-8884