[ "Luciano Ramalho" <[EMAIL PROTECTED]> ]:

|  Mas reduzir o abuso do ZPT no Plone é apenas parte da solução. Eu acho
|  que o Zope poderia se beneficiar de uma nova notação para templates.
|  Talvez adotando alguma de outro framework já existente. Como são as
|  sintaxes de template do Django? E os template engines usados no Turbo
|  Gears?

 Recomendo a leitura de "Python Web Framework Templating Systems Compared
 and Contrasted" [1].

 Sobre o assunto em pauta, eu confesso que não exercitei muitos
template_systems,
 e uso o ZPT "por que está lá". E acho o ZPT muito bom para o que se propõe.
 Já usei ele fora do Zope e se mostrou campeão também.
 Minha maior crítica ao ZPT é ser tão orientado para XML, de forma que não
 pode ser usado como template_system para outros tipos de texto.
 Mas fora isso, toda vez que um .zpt fica cabeludo é só varrer a feiúra
 para um .py e boa.

 Portanto, estou com o Deo (nem precisava dizer, está praticamente implícito).
 Quanto a complexidade do Plone, aí já são outros 500. (de onde será que veio
 esta expressão). Mesmo assim, ainda que imperfeito não vi substituto para
 o que o Plone "entrega".

 [1] http://www.simplistix.co.uk/presentations/templating_06/templating_06.pdf

Abração,
Senra