On 3/21/07, Luciano Ramalho <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
>  Desde 2003 eu resolvi tentar ajudar me focando 100% em treinamentos.
>  Mesmo em Brasília, apesar dos vários gurus que trabalham lá, existe
>  uma grande falta de profissionais Zope, ou estou enganado?

IMO, existe uma falta de profissionais de Plone generalizada,
principalmente de desenvolvedores de nível intermediário e de gurus.
Por incrivel que pareça, todos os gurus ou já estão trabalhando em
Brasilia ou já estão trabalhando em outros projetos e não tem
interesse de mudar para Brasilia (isso obviamente inflaciona os custos
de consultoria, pq todo mundo tem muito trabalho e nenhum tempo). O
caso #1 é ainda mais complicado pq se você não tem um guru para te
guiar, manter-se no caminho certo é uma provação diária à determinação
de qualquer iniciante.

Como eu tenho tentado não me envolver mais com treinamento a um certo
tempo (apesar de apoiar integralmente a opnião do Ramalho e Wilton,
onde a formação é um investimento importantissimo) eu tenho assumido a
iniciativa de contratar bons programadores e trabalhar com eles para
que os mesmos se tornem bons desenvolvedores/consultores. É algo que
eu recomendo...

--
Fabiano Weimar dos Santos (xiru)
Weimar Consultoria