On Friday 21 December 2007 09:16, Pablo Nogueira wrote:
> Posso estar bastante desatualizado em relação ao Kupu.
>
> Mas aqui no MRE (Itamaraty) FCKEditor é quem manda.  Muito mais
> UserFriendly.
> Tem muito mais funcionalidade que o Kupu. Além disso, desculpem me
> os radicais linux, ele parece com o Word Microsoft o que facilita
> muito. Antes que alguem fale alguma coisa sobre software livre, eu
> esclareço que aqui temos 5 mil usuários que administram conteúdo. O
> CMS é pra eles e não pra mim.

De http://www.fckeditor.net/license:
"The editor is distributed under the GPL, LGPL and MPL open source
licenses. "

Raopaz..que tipo de paranoia é essa comn "software livre"  ?
Libredade do Software é sobre os direitos que se tem de uso,
redistriuição e alteração do mesmo, não sobre  a forma - muito
menos "ser mais parecido com o word" ou não.

A licença do FCKEditor é tão livre quanto a do Plone e outros.

Estou inferindo que você esteja escaldado quanto a forma como alguns
argumentos incisivos a favor do software livre são colocados - e
assumo que eu mesmo por vezes escrevo mensagens mais fortes em favor
do S.L. partindo da premissa de que todos devem saber do que se
trata.

KUPU cx FCKeditor pode dar uma boa briga, como existem tantas por ai -
mas os dois são livres. (Senão, aliás, sequer poderiam ser utilizados
com o Plone, cuja licença é a GPL v2)

Os "radicais linux"  como você chama, embora por vezes possam não
explicitar todos os argumentos em favor do software livre, tem suas
razões para agir assim.  É fato de que nem todas as aplicações tem
equivalentes livres - emtermos de funcionalidades ou por vezes de
interface - e digo isso com pesar. Eu mesmo não suporto a interface
do OpenOffice/BROffice (o que reduz meus usos do mesmo há um mínimo,
mas há outras alternativas de processadores de texto, não só duas no
mundo todo).

Em suma - é interessante ter em mente os motivos pelos quais se
priorizar software livre (ou não), e saber quais são. Os motivos
passam por dependência de fornecedor, possibilidade de acessar os
próprios dados (formatos abertos), custos com licença, possibilidade
de contratar serviços para melhorias no software, software auditável
entre outros.

Abraços,

        js
        -><-