Em 5 de maio de 2010 10:41, Pedro Espíndola <pespindo...@gmail.com>escreveu:

> Fábio só mais uma pergunta com relação a separação:
>
> " Você pode ter um RAID 10 com 4 discos contendo tablespaces e um
> RAID1 com 2 discos contendo o SO + pgxlog + archives + dump. "
>
> "tablespace": vc se refere ao q eu criar com tablespace ficar nesta área ?

Entenda o "tablespace" como a sua área de dados. Por padrão, quando você
cria um cluster com o initdb são criados 2 tablespaces, veja:

postgres=# \db+
                       Lista das tablespaces
    Nome    |   Dono   | Local | Privilégios de acesso | Descrição
------------+----------+-------+-----------------------+-----------
 pg_default | postgres |       |                       |
 pg_global  | postgres |       |                       |
(2 linhas)

É claro que você pode criar novos tablespaces. Veja novamente outra palestra
sobre "melhores práticas" que eu fiz no PGCon Brasil 2008:
http://www.slideshare.net/gofull/slideshow/fazendo-um-elefante-passar-debaixo-da-porta-pgconbr-presentation

o q são os archives e os datafiles ?

> Vejamos: os datafiles, como o nome diz, são os "arquivos de dados" que
estão contidos no seu tablespace. Simples assim.

Os archives ou "o arquivamento dos logs do WAL", são cópias dos logs do
Write Ahead Log. Toda base OLTP deve ter o arquivamento ativado. Faça um
favor a si mesmo e leia com atenção este capítulo da documentação:

http://www.postgresql.org/docs/9.0/static/high-availability.html (aqui, da
versão 9.0 que está para sair)

Em resumo, os archives são fundamentais para a recuperação de desastres com
a técnica de Point In Time Recovery, ou simplesmente PITR. Sem isso, você
pode perder os seus dados às 19h, voltar o backup feito às 2h e recuperar
toda a sua base até às 18:59. Fora as funcionalidades de Stand By que ele
promove. Então, se você acha que backup é tudo igual, leia sobre isso na
documentação, estude, aprenda e seja feliz, principalmente no dia em que
seus discos decidirem te sacanear... e é claro que isso VAI acontecer um
dia.

[]s
Fábio Telles