De: Paulo Cordeiro [mailto:[EMAIL PROTECTED]
Para: [EMAIL PROTECTED]
Assunto: Re: [java-list] Salarios para JAVA

E-mail Premium BOL
Antivírus, anti-spam e até 100 MB de espaço. Assine já!
http://email.bol.com.br/
Eu não queria participar dessa discussão e essa é uma
das minhas primeiras participações na lista.

Mas essa questão de salario é complicada, muitos
afirmam categoricamente "eu não trabalho por menos de
R$ 40,00 a hora ou eu nunca aceitaria um trabalho de
R$ 300,00 ou R$ 1.000,00".

Uma coisa é vc ser oriundo de uma familia estável,
cujos os pais trabalham e consigam dar o necessário
para sua sobrevivência, nesse caso vc pode se dedicar
aos estudos com mais tranquilidade e se dar ao luxo de
escolher salários. Outra coisa é vc não ter o mínimo
em sua casa e não ter a melhor formação, pois a sua
única opção são escolas públicas (e as melhores vc
disputa uma vaga com 50/80 ou até 100 pessoas, muitas
fizeram cursinhos pagos para entrar), nesse caso vc
tem duas escolhas aceitar programar ganhando muito
pouco ou partir para um outro trabalho fora da
informática (auxiliar de escritório, vendedor ou
etc)...

Meu primeiro sálario foi muito ruim, mas nessa empresa
eu aprendi a programar em Cobol e Delphi o que me deu
subsidios para salto maiores, hoje não ganho o que
considero ideal, mas tenho o suficiente para sustentar
minha familia e até meu dou a luxo de recusar
propostas de trabalho. Mas para chegar nesse ponto eu
ralei e passei por muita dificuldade.

Se eu perdesse o emprego, não veria nenhum problema em
ganhar muito menos do que ganho hoje... Importante é
que eu consiga dar uma estrutura adequada a minha
familia. Lógico que procuraria o melhor, mas é sempre
uma corrida contra o tempo.

Os sálarios são desiguais, pois nós vivemos em um país
desigual. Não adianta criticar um arrimo familiar
porque ele aceita ganhar menos que vc para fazer o
mesmo trabalho.

Qual será o sálario que mereço ? Díficil dizer...
talvez o meu sálario não deva ser mensurado pelo meu
conhecimento, mas pelo que posso agregar a organização
pelo qual atuo.

Muitas vezes alguns profissionais dizem devo ganhar R$
50,00 a hora por causa dos meus conhecimentos, mas o
que esses profissionais agregam a empresa ? Será que
eles conseguem transformar seus conhecimentos em novas
soluções para a empresa ?

Talvez possamos nos unir para procurar novas formas de
remuneração, quem sabe através da produtividade ou da
qualidade dos nossos sistemas e projetos. Quem sabe
conseguiremos antecipar o futuro, onde não mais
existirá "sálarios".

Ganhar R$ 30,00 por hora em um país onde crianças
trabalham como escravos em um carvoaria...
é uma dádiva...

Dica : Estude, mas antes de se matar de estudar ...
procure antecipar cenários ir por caminhos novos e
chegar primeiro que tudo mundo, aí sim vc conseguirá
ótimos sálarios.

Quer ganhar bem em Java ? Antecipe os cenários e tente
prever qual será o grande uso da linguagem daqui a 2
ou 3 anos (ou menos), vc será um dos primeiros a
chegar e consequentemente irá extrair tudo do mercado.

Se vc fizer tudo que os outros fazem é lógico que vc
irá ganhar menos... é a Lei da Oferta e da Procura.

Agora a minha pergunta para voltar ao tema da lista:

Quais são os temas mais abordados na certificação da
SUN para programador ?

E onde eu consigo uns simulados da prova com as
respostas (se tiver algun on-line e até melhor) ?

Valeu,
Paulo

Herval,