Andréia,

Acredito que o problema não é o quanto se paga de salário por aí, mas sim o quanto o
profissional "cobra" pelo
trabalho que faz.

Eu também já fiz essa pergunta por várias vezes, mas percebi que a definição de um
salário ou de honorários a
serem pagos a um profissional dependem de sua carga de experiência e do tempo
dispendido com o seu
aprendizado.

Muita gente se sujeita a trabalhar por pouco, para ter a oportunidade de trabalhar com
a tecnologia Java pela
primeira vez. Eu mesmo fiz isso no mês passado e confesso que me arrependi, pois perdi
dinheiro.

AINDA não existem muitos projetos em Java por aí, por isso, existem muitos
interessados (desenvolvedores) e
poucas vagas. O que faz com que nós (curiosos e aventureiros), nos submetamos a esses
salários ridículos. Só
para ter a oportunidade de "vivenciar" alguma coisa com a tecnologia que tanto
estudamos e defendemos.

Esse quadro está mjudando, mas o salário oferecido ainda é baixo.

Uma pergunta: Quanto você acha que vale o seu trabalho?

Você já reparou que um Programador VB está sendo melhor remunerado que um Programador
Java? E o por quê
isso acontece?

Que dificuldade uma aplicação VB oferece para ser desenvolvida? Nenhuma...

Isso acontece porque os profissionais não se unem para defender os seus reais
interesses e aceitam qualquer
remuneração, só pra ter a oportunidade. (Sem querer ofender ninguém, pois eu mesmo já
fiz isso).

Eu trabalhei e trabalho com as tecnologias da Microsoft há 10 anos e não senti
dificuldades para aprender
qualquer coisa que eles lancem como novidade. Agora... o Java e o J2EE me ofereceram
uma dificuldade imensa
quando resolvi enfrentá-la.

Orientação a Objetos, Design Patterns, Struts, Objetos Distribuídos, Name Spaces,
JNDI, RMI, JAXP, etc... Quem
já não ficou um pouco perdido com isso tudo?!

Quanto vale esse conhecimento?  R$ 15/hora?  R$ 20/hora? R$ 40/hora?

Tenho 29 anos de idade, e além de um bom Analista de Sistemas, sou um desenvolvedor
VB, Oracle (PL/SQL),
SQL Server, Sybase, ASP, PHP, etc. Qual é a minha remuneração? Atualmente beira os
R$40,00/hora mais os
benefícios que tenho (alimentação e seguro profissional).

Qual foi a minha última remuneração trabalhando com Java?! Fazendo 02 vezes mais do
que faço hoje?!
R$29,00/hora?  (sem benefício algum).  Um cara com toda a bagagem que possuo, mais 02
anos de aprendizado
em Java, pós-graduado em Objetos Distribuídos pela FIAP, instrutor... dá pra
entender?!

Dá pra entender uma incoerência dessa?

Eu brigo por essa tecnologia, mas no momento não trabalho com ela devido a esse mesmo
problema que você
está enfrentando. Sabe o que faço? Eu apenas digo NÃO quando me oferecem um
salariozinho de "m...", pois eu
sei o tempo que gasto todos os dias tentando absorver conceitos que não são tão
simples assim.

Faça o seu salário, construa a sua própria remuneração, diga NÃO quando se sentir
ofendida. Pois os salários
(na maioria das vezes) que se oferecem aos desenvolvedores Java é uma VERGONHA!!!!

Mesmo assim eu continuo na luta.

Acredito que dizendo NÃO, o profissional Java conseguirá ser mais reconhecido pelo
mercado, pois não
somos "quaisquer programadorezinhos" que existem por aí. Nós damos o sangue pra
aprender essa
parafernalha toda, que não é nada fácil.

Gostaria de ver novas discussões surgindo a respeito desse assunto.

[]s

Zanata, Adalberto
[www.espacoreverso.com.br]