O Marcelo fez umas simplificações que eu achei péssimas. Logo no início do vídeo ele diz que "com um único exemplo a gente não consegue inferir NADA"... mas numa situação como a atual, na qual muitas pessoas não conseguem mais acreditar no que dizem os peritos porque 1) elas recebem tantas notícias pró-cloroquina quanto anti-cloroquina e 2) elas não conseguem entendem os princípios por trás do funcionamento de uma vacina, elas têm que recorrer a evidência anedotal... e quando a gente só tem evidência anedotal um caso é uma evidência fraca, dez casos são uma evidência um pouco melhor, um estudo duplo-cego randomizado com 20 pacientes é um pouco melhor que isso, e um estudo duplo-cego randomizado etc etc etc com 70000 pacientes que dê resultados que indicam que o remédio A funciona e o remédio B não funciona ainda é só uma evidência bem forte, mas que não chega a ser uma prova causal...
[[]], E. On Thu, 4 Mar 2021 at 11:41, Marcos Silva <[email protected]> wrote: > > Car@s, > > publicamos mais um video no nosso coletivo Lógica Viva. > > https://youtu.be/d3qhoTdIpko > https://www.instagram.com/p/CMAAJW3JzMm/ > > A contribuição desta vez foi feita pelo Marcelo Finger (Computação, USP) > > (muito obrigado, Marcelo!) > > Qual é a diferença entre mera correlação e causalidade? Como estabelecer a > relação de causalidade entre eventos ou fenômenos? Por que é tão difícil > estabelecer relações de causalidade? Por que não pode ser baseado em casos > anedóticos? O que são casos anedóticos? Qual é a relação da pesquisa > científica com crendices populares? O que isto tudo tem a ver com a pesquisa > sobre vacinas contra a COVID-19? > > ++++ > > Por favor, ajudem a compartilhar, especialmente para os seus alun@s! > > Abraços, > Marcos > > -- > Marcos Silva (UFPE/CNPq) > Philosophy Department > Federal University of Pernambuco, Brazil > Editor-in-chief Revista Perspectiva Filosófica > https://sites.google.com/view/marcossilvaphilosophy > "amar e mudar as coisas me interessa mais" > > -- > Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos > Grupos do Google. > Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um > e-mail para [email protected]. > Para ver essa discussão na Web, acesse > https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAGZ3pz%2BkXiwVQWBNVATH6fN%2BBS7MefqzFoU-1vCCutYnGZ_O-A%40mail.gmail.com. -- Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google. Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para [email protected]. Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CADs%2B%2B6hKHUNCyfdMf2ahqsyvnwTTe1xsNBJSrRx7wbc4-Jx-Fg%40mail.gmail.com.
