O Marcelo fez umas simplificações que eu achei péssimas. Logo no
início do vídeo ele diz que "com um único exemplo a gente não consegue
inferir NADA"... mas numa situação como a atual, na qual muitas
pessoas não conseguem mais acreditar no que dizem os peritos porque 1)
elas recebem tantas notícias pró-cloroquina quanto anti-cloroquina e
2) elas não conseguem entendem os princípios por trás do funcionamento
de uma vacina, elas têm que recorrer a evidência anedotal... e quando
a gente só tem evidência anedotal um caso é uma evidência fraca, dez
casos são uma evidência um pouco melhor, um estudo duplo-cego
randomizado com 20 pacientes é um pouco melhor que isso, e um estudo
duplo-cego randomizado etc etc etc com 70000 pacientes que dê
resultados que indicam que o remédio A funciona e o remédio B não
funciona ainda é só uma evidência bem forte, mas que não chega a ser
uma prova causal...

  [[]], E.

On Thu, 4 Mar 2021 at 11:41, Marcos Silva <[email protected]> wrote:
>
> Car@s,
>
> publicamos mais um video no nosso coletivo Lógica Viva.
>
> https://youtu.be/d3qhoTdIpko
> https://www.instagram.com/p/CMAAJW3JzMm/
>
> A contribuição desta vez foi feita pelo Marcelo Finger (Computação, USP)
>
> (muito obrigado, Marcelo!)
>
> Qual é a diferença entre mera correlação e causalidade? Como estabelecer a 
> relação de causalidade entre eventos ou fenômenos? Por que é tão difícil 
> estabelecer relações de causalidade? Por que não pode ser baseado em casos 
> anedóticos? O que são casos anedóticos? Qual é a relação da pesquisa 
> científica com crendices populares? O que isto tudo tem a ver com a pesquisa 
> sobre vacinas contra a COVID-19?
>
> ++++
>
> Por favor, ajudem a compartilhar, especialmente para os seus alun@s!
>
> Abraços,
> Marcos
>
> --
> Marcos Silva (UFPE/CNPq)
> Philosophy Department
> Federal University of Pernambuco, Brazil
> Editor-in-chief Revista Perspectiva Filosófica
> https://sites.google.com/view/marcossilvaphilosophy
> "amar e mudar as coisas me interessa mais"
>
> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos 
> Grupos do Google.
> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um 
> e-mail para [email protected].
> Para ver essa discussão na Web, acesse 
> https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAGZ3pz%2BkXiwVQWBNVATH6fN%2BBS7MefqzFoU-1vCCutYnGZ_O-A%40mail.gmail.com.

-- 
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos 
Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um 
e-mail para [email protected].
Para ver esta discussão na web, acesse 
https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CADs%2B%2B6hKHUNCyfdMf2ahqsyvnwTTe1xsNBJSrRx7wbc4-Jx-Fg%40mail.gmail.com.

Responder a