Oi Eduardo. > ... mas fazer vídeos que sejam acessíveis pra todo mundo é muito difícil!
Pois é, parece fácil, mas eu gastei umas 3h pra fazer um vídeo de 5 min, em 4 gravações diferentes. Há uma miríade de escolhas no planejamento, apresentação, tom de voz, posicionamento da câmera, ordenação de assuntos, etc. No final, a gente tende a fazer uma apresentação que se adapte mais a nossa personalidade. No meu caso, minha experiência como professor (e no convívio na minha família, onde a figura de linguagem mais usada é a hipérbole) me faz privilegiar a clareza de objetivos na introdução, deixando as sutilezas para uma fase um pouco mais madura. Seus comentários me fazem ficar mais consciente das escolhas que eu tomei. Mais uma vez, obrigado pelos seus comentários. []s Em qui., 4 de mar. de 2021 às 16:58, Eduardo Ochs <[email protected]> escreveu: > Oi Marcelo! > > O Marcos já me convidou e eu tou há umas semanas pensando em como fazer > isso... mas fazer vídeos que sejam acessíveis pra todo mundo é muito > difícil! > [[]], Eduardo > > > On Thu, 4 Mar 2021, 16:32 Marcelo Finger, <[email protected]> wrote: > >> Olá Eduardo. >> >> Muito obrigado pelos comentários e sugestões. Vou ponderar sobre elas. >> >> Gostaria de sugerir que você gravasse uma aulinha sobre um tema a sua >> escolha, pra gente ver como fica. Quem sabe a gente aprende algo? >> >> []s >> >> Marcelo >> >> >> Em qui., 4 de mar. de 2021 às 12:48, Eduardo Ochs <[email protected]> >> escreveu: >> >>> O Marcelo fez umas simplificações que eu achei péssimas. Logo no >>> início do vídeo ele diz que "com um único exemplo a gente não consegue >>> inferir NADA"... mas numa situação como a atual, na qual muitas >>> pessoas não conseguem mais acreditar no que dizem os peritos porque 1) >>> elas recebem tantas notícias pró-cloroquina quanto anti-cloroquina e >>> 2) elas não conseguem entendem os princípios por trás do funcionamento >>> de uma vacina, elas têm que recorrer a evidência anedotal... e quando >>> a gente só tem evidência anedotal um caso é uma evidência fraca, dez >>> casos são uma evidência um pouco melhor, um estudo duplo-cego >>> randomizado com 20 pacientes é um pouco melhor que isso, e um estudo >>> duplo-cego randomizado etc etc etc com 70000 pacientes que dê >>> resultados que indicam que o remédio A funciona e o remédio B não >>> funciona ainda é só uma evidência bem forte, mas que não chega a ser >>> uma prova causal... >>> >>> [[]], E. >>> >>> On Thu, 4 Mar 2021 at 11:41, Marcos Silva <[email protected]> >>> wrote: >>> > >>> > Car@s, >>> > >>> > publicamos mais um video no nosso coletivo Lógica Viva. >>> > >>> > https://youtu.be/d3qhoTdIpko >>> > https://www.instagram.com/p/CMAAJW3JzMm/ >>> > >>> > A contribuição desta vez foi feita pelo Marcelo Finger (Computação, >>> USP) >>> > >>> > (muito obrigado, Marcelo!) >>> > >>> > Qual é a diferença entre mera correlação e causalidade? Como >>> estabelecer a relação de causalidade entre eventos ou fenômenos? Por que é >>> tão difícil estabelecer relações de causalidade? Por que não pode ser >>> baseado em casos anedóticos? O que são casos anedóticos? Qual é a relação >>> da pesquisa científica com crendices populares? O que isto tudo tem a ver >>> com a pesquisa sobre vacinas contra a COVID-19? >>> > >>> > ++++ >>> > >>> > Por favor, ajudem a compartilhar, especialmente para os seus alun@s! >>> > >>> > Abraços, >>> > Marcos >>> > >>> > -- >>> > Marcos Silva (UFPE/CNPq) >>> > Philosophy Department >>> > Federal University of Pernambuco, Brazil >>> > Editor-in-chief Revista Perspectiva Filosófica >>> > https://sites.google.com/view/marcossilvaphilosophy >>> > "amar e mudar as coisas me interessa mais" >>> > >>> > -- >>> > Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" >>> dos Grupos do Google. >>> > Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, >>> envie um e-mail para [email protected]. >>> > Para ver essa discussão na Web, acesse >>> https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAGZ3pz%2BkXiwVQWBNVATH6fN%2BBS7MefqzFoU-1vCCutYnGZ_O-A%40mail.gmail.com >>> . >>> >>> -- >>> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo >>> "LOGICA-L" dos Grupos do Google. >>> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, >>> envie um e-mail para [email protected]. >>> Para ver esta discussão na web, acesse >>> https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CADs%2B%2B6hKHUNCyfdMf2ahqsyvnwTTe1xsNBJSrRx7wbc4-Jx-Fg%40mail.gmail.com >>> . >>> >> >> >> -- >> Marcelo Finger >> Departament of Computer Science, IME >> University of Sao Paulo >> http://www.ime.usp.br/~mfinger >> ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1391-1175 >> ResearcherID: A-4670-2009 >> > -- Marcelo Finger Departament of Computer Science, IME University of Sao Paulo http://www.ime.usp.br/~mfinger ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1391-1175 ResearcherID: A-4670-2009 -- Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google. Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para [email protected]. Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAGG7Aw3Y7GfS1zkL3nW%3DjN1sF9BF1FPDDDX8sSQLMN%2Bc3JF1Vg%40mail.gmail.com.
