Caro Eduardo,

Eu confesso que nao sabia muito bem como responder a sua mensagem.

As contribuições ao Coletivo Lógica Viva não são pensadas para serem
artigos científicos e tampouco são destinadas para acadêmicos altamente
especializados, como você. São feitas para um publico maior, de fora da
universidade.

Bem, é uma tentativa que está sendo bem recebida por muita gente. Lamento
que você não gostou do video.

Gostei muito do video do Marcelo. Foi bem humorado, atual, acessível e
inteligente. Acho que simplificações são bem-vindas para se alcançar um
publico maior, especialmente em redes sociais.

Perde-se em precisão e ganha-se em alcance, acredito.

++++

Eu tenho, assim como muitos de nós acadêmicos, dificuldades para ter acesso
a um publico extra-acadêmico, talvez pela mesma razão que motiva a sua
critica, algum tipo de excesso de preciosismo e academicismo.

Assim eu venho para estas listas de emails de outros acadêmicos,
humildemente, para pedir para que vcs ajudem a divulgar para seus alun@s
(menos para seus colegas de departamento e outros especialistas), com a
esperança que este tipo de material de divulgacao possa evadir os muros da
universidade. (Parece fácil, mas é difícil).

Talvez seja ingenuidade, mas acho importante vencer esta resistência à
divulgacao científica, popular e, especialmente, acessível.

Abraços,
Marcos

On Thu, Mar 4, 2021 at 12:48 PM Eduardo Ochs <[email protected]> wrote:

> O Marcelo fez umas simplificações que eu achei péssimas. Logo no
> início do vídeo ele diz que "com um único exemplo a gente não consegue
> inferir NADA"... mas numa situação como a atual, na qual muitas
> pessoas não conseguem mais acreditar no que dizem os peritos porque 1)
> elas recebem tantas notícias pró-cloroquina quanto anti-cloroquina e
> 2) elas não conseguem entendem os princípios por trás do funcionamento
> de uma vacina, elas têm que recorrer a evidência anedotal... e quando
> a gente só tem evidência anedotal um caso é uma evidência fraca, dez
> casos são uma evidência um pouco melhor, um estudo duplo-cego
> randomizado com 20 pacientes é um pouco melhor que isso, e um estudo
> duplo-cego randomizado etc etc etc com 70000 pacientes que dê
> resultados que indicam que o remédio A funciona e o remédio B não
> funciona ainda é só uma evidência bem forte, mas que não chega a ser
> uma prova causal...
>
>   [[]], E.
>
> On Thu, 4 Mar 2021 at 11:41, Marcos Silva <[email protected]> wrote:
> >
> > Car@s,
> >
> > publicamos mais um video no nosso coletivo Lógica Viva.
> >
> > https://youtu.be/d3qhoTdIpko
> > https://www.instagram.com/p/CMAAJW3JzMm/
> >
> > A contribuição desta vez foi feita pelo Marcelo Finger (Computação, USP)
> >
> > (muito obrigado, Marcelo!)
> >
> > Qual é a diferença entre mera correlação e causalidade? Como estabelecer
> a relação de causalidade entre eventos ou fenômenos? Por que é tão difícil
> estabelecer relações de causalidade? Por que não pode ser baseado em casos
> anedóticos? O que são casos anedóticos? Qual é a relação da pesquisa
> científica com crendices populares? O que isto tudo tem a ver com a
> pesquisa sobre vacinas contra a COVID-19?
> >
> > ++++
> >
> > Por favor, ajudem a compartilhar, especialmente para os seus alun@s!
> >
> > Abraços,
> > Marcos
> >
> > --
> > Marcos Silva (UFPE/CNPq)
> > Philosophy Department
> > Federal University of Pernambuco, Brazil
> > Editor-in-chief Revista Perspectiva Filosófica
> > https://sites.google.com/view/marcossilvaphilosophy
> > "amar e mudar as coisas me interessa mais"
> >
> > --
> > Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos
> Grupos do Google.
> > Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele,
> envie um e-mail para [email protected].
> > Para ver essa discussão na Web, acesse
> https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAGZ3pz%2BkXiwVQWBNVATH6fN%2BBS7MefqzFoU-1vCCutYnGZ_O-A%40mail.gmail.com
> .
>


-- 
Marcos Silva (UFPE/CNPq)
Philosophy Department
Federal University of Pernambuco, Brazil
Editor-in-chief Revista Perspectiva Filosófica
<https://periodicos.ufpe.br/revistas/perspectivafilosofica>
https://sites.google.com/view/marcossilvaphilosophy
"amar e mudar as coisas me interessa mais"

-- 
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos 
Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um 
e-mail para [email protected].
Para ver esta discussão na web, acesse 
https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAGZ3pz%2Bi2JhzDkYjfSjMaXDD8Xifiw74gXbrtwz8Ahkp1pWmaQ%40mail.gmail.com.

Responder a