Caro Eduardo, Eu confesso que nao sabia muito bem como responder a sua mensagem.
As contribuições ao Coletivo Lógica Viva não são pensadas para serem artigos científicos e tampouco são destinadas para acadêmicos altamente especializados, como você. São feitas para um publico maior, de fora da universidade. Bem, é uma tentativa que está sendo bem recebida por muita gente. Lamento que você não gostou do video. Gostei muito do video do Marcelo. Foi bem humorado, atual, acessível e inteligente. Acho que simplificações são bem-vindas para se alcançar um publico maior, especialmente em redes sociais. Perde-se em precisão e ganha-se em alcance, acredito. ++++ Eu tenho, assim como muitos de nós acadêmicos, dificuldades para ter acesso a um publico extra-acadêmico, talvez pela mesma razão que motiva a sua critica, algum tipo de excesso de preciosismo e academicismo. Assim eu venho para estas listas de emails de outros acadêmicos, humildemente, para pedir para que vcs ajudem a divulgar para seus alun@s (menos para seus colegas de departamento e outros especialistas), com a esperança que este tipo de material de divulgacao possa evadir os muros da universidade. (Parece fácil, mas é difícil). Talvez seja ingenuidade, mas acho importante vencer esta resistência à divulgacao científica, popular e, especialmente, acessível. Abraços, Marcos On Thu, Mar 4, 2021 at 12:48 PM Eduardo Ochs <[email protected]> wrote: > O Marcelo fez umas simplificações que eu achei péssimas. Logo no > início do vídeo ele diz que "com um único exemplo a gente não consegue > inferir NADA"... mas numa situação como a atual, na qual muitas > pessoas não conseguem mais acreditar no que dizem os peritos porque 1) > elas recebem tantas notícias pró-cloroquina quanto anti-cloroquina e > 2) elas não conseguem entendem os princípios por trás do funcionamento > de uma vacina, elas têm que recorrer a evidência anedotal... e quando > a gente só tem evidência anedotal um caso é uma evidência fraca, dez > casos são uma evidência um pouco melhor, um estudo duplo-cego > randomizado com 20 pacientes é um pouco melhor que isso, e um estudo > duplo-cego randomizado etc etc etc com 70000 pacientes que dê > resultados que indicam que o remédio A funciona e o remédio B não > funciona ainda é só uma evidência bem forte, mas que não chega a ser > uma prova causal... > > [[]], E. > > On Thu, 4 Mar 2021 at 11:41, Marcos Silva <[email protected]> wrote: > > > > Car@s, > > > > publicamos mais um video no nosso coletivo Lógica Viva. > > > > https://youtu.be/d3qhoTdIpko > > https://www.instagram.com/p/CMAAJW3JzMm/ > > > > A contribuição desta vez foi feita pelo Marcelo Finger (Computação, USP) > > > > (muito obrigado, Marcelo!) > > > > Qual é a diferença entre mera correlação e causalidade? Como estabelecer > a relação de causalidade entre eventos ou fenômenos? Por que é tão difícil > estabelecer relações de causalidade? Por que não pode ser baseado em casos > anedóticos? O que são casos anedóticos? Qual é a relação da pesquisa > científica com crendices populares? O que isto tudo tem a ver com a > pesquisa sobre vacinas contra a COVID-19? > > > > ++++ > > > > Por favor, ajudem a compartilhar, especialmente para os seus alun@s! > > > > Abraços, > > Marcos > > > > -- > > Marcos Silva (UFPE/CNPq) > > Philosophy Department > > Federal University of Pernambuco, Brazil > > Editor-in-chief Revista Perspectiva Filosófica > > https://sites.google.com/view/marcossilvaphilosophy > > "amar e mudar as coisas me interessa mais" > > > > -- > > Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos > Grupos do Google. > > Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, > envie um e-mail para [email protected]. > > Para ver essa discussão na Web, acesse > https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAGZ3pz%2BkXiwVQWBNVATH6fN%2BBS7MefqzFoU-1vCCutYnGZ_O-A%40mail.gmail.com > . > -- Marcos Silva (UFPE/CNPq) Philosophy Department Federal University of Pernambuco, Brazil Editor-in-chief Revista Perspectiva Filosófica <https://periodicos.ufpe.br/revistas/perspectivafilosofica> https://sites.google.com/view/marcossilvaphilosophy "amar e mudar as coisas me interessa mais" -- Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google. Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para [email protected]. Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAGZ3pz%2Bi2JhzDkYjfSjMaXDD8Xifiw74gXbrtwz8Ahkp1pWmaQ%40mail.gmail.com.
