O professor Fadigas, da EP-USP, decada de 70, apresentava dois graficos: G1 - NB(t) = Numero de charretes puchadas por burro circulando em Sao Paulo, no ano t; G2 - NP(t) = Numero de alunos da Escola Politecnica, no ano t.
Sem duvida, Ha uma forte correlacao (negativa) entre NB(t) e NP(t) Todavia, Nao eh verdade(?) que os burros que deixaram de puxar carrocas ingressaram como alunos na POLI; Assim, nao ha uma relacaocausal entre estes eventos. So para amolar meus coleguinhas da POLI... :-) ---Julio Stern ________________________________ From: Marcelo Finger <[email protected]> Sent: Thursday, March 4, 2021 9:32 PM To: Eduardo Ochs <[email protected]>; Lista dos Logicos Brasileiros <[email protected]> Subject: Re: [Logica-l] Coletivo Lógica Viva: Correlação x Causalidade Oi Eduardo. > ... mas fazer vídeos que sejam acessíveis pra todo mundo é muito difícil! Pois é, parece fácil, mas eu gastei umas 3h pra fazer um vídeo de 5 min, em 4 gravações diferentes. Há uma miríade de escolhas no planejamento, apresentação, tom de voz, posicionamento da câmera, ordenação de assuntos, etc. No final, a gente tende a fazer uma apresentação que se adapte mais a nossa personalidade. No meu caso, minha experiência como professor (e no convívio na minha família, onde a figura de linguagem mais usada é a hipérbole) me faz privilegiar a clareza de objetivos na introdução, deixando as sutilezas para uma fase um pouco mais madura. Seus comentários me fazem ficar mais consciente das escolhas que eu tomei. Mais uma vez, obrigado pelos seus comentários. []s Em qui., 4 de mar. de 2021 às 16:58, Eduardo Ochs <[email protected]<mailto:[email protected]>> escreveu: Oi Marcelo! O Marcos já me convidou e eu tou há umas semanas pensando em como fazer isso... mas fazer vídeos que sejam acessíveis pra todo mundo é muito difícil! [[]], Eduardo On Thu, 4 Mar 2021, 16:32 Marcelo Finger, <[email protected]<mailto:[email protected]>> wrote: Olá Eduardo. Muito obrigado pelos comentários e sugestões. Vou ponderar sobre elas. Gostaria de sugerir que você gravasse uma aulinha sobre um tema a sua escolha, pra gente ver como fica. Quem sabe a gente aprende algo? []s Marcelo Em qui., 4 de mar. de 2021 às 12:48, Eduardo Ochs <[email protected]<mailto:[email protected]>> escreveu: O Marcelo fez umas simplificações que eu achei péssimas. Logo no início do vídeo ele diz que "com um único exemplo a gente não consegue inferir NADA"... mas numa situação como a atual, na qual muitas pessoas não conseguem mais acreditar no que dizem os peritos porque 1) elas recebem tantas notícias pró-cloroquina quanto anti-cloroquina e 2) elas não conseguem entendem os princípios por trás do funcionamento de uma vacina, elas têm que recorrer a evidência anedotal... e quando a gente só tem evidência anedotal um caso é uma evidência fraca, dez casos são uma evidência um pouco melhor, um estudo duplo-cego randomizado com 20 pacientes é um pouco melhor que isso, e um estudo duplo-cego randomizado etc etc etc com 70000 pacientes que dê resultados que indicam que o remédio A funciona e o remédio B não funciona ainda é só uma evidência bem forte, mas que não chega a ser uma prova causal... [[]], E. On Thu, 4 Mar 2021 at 11:41, Marcos Silva <[email protected]<mailto:[email protected]>> wrote: > > Car@s, > > publicamos mais um video no nosso coletivo Lógica Viva. > > https://youtu.be/d3qhoTdIpko > https://www.instagram.com/p/CMAAJW3JzMm/ > > A contribuição desta vez foi feita pelo Marcelo Finger (Computação, USP) > > (muito obrigado, Marcelo!) > > Qual é a diferença entre mera correlação e causalidade? Como estabelecer a > relação de causalidade entre eventos ou fenômenos? Por que é tão difícil > estabelecer relações de causalidade? Por que não pode ser baseado em casos > anedóticos? O que são casos anedóticos? Qual é a relação da pesquisa > científica com crendices populares? O que isto tudo tem a ver com a pesquisa > sobre vacinas contra a COVID-19? > > ++++ > > Por favor, ajudem a compartilhar, especialmente para os seus alun@s! > > Abraços, > Marcos > > -- > Marcos Silva (UFPE/CNPq) > Philosophy Department > Federal University of Pernambuco, Brazil > Editor-in-chief Revista Perspectiva Filosófica > https://sites.google.com/view/marcossilvaphilosophy > "amar e mudar as coisas me interessa mais" > > -- > Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos > Grupos do Google. > Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um > e-mail para > [email protected]<mailto:logica-l%[email protected]>. > Para ver essa discussão na Web, acesse > https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAGZ3pz%2BkXiwVQWBNVATH6fN%2BBS7MefqzFoU-1vCCutYnGZ_O-A%40mail.gmail.com. -- Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google. Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para [email protected]<mailto:logica-l%[email protected]>. Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CADs%2B%2B6hKHUNCyfdMf2ahqsyvnwTTe1xsNBJSrRx7wbc4-Jx-Fg%40mail.gmail.com. -- Marcelo Finger Departament of Computer Science, IME University of Sao Paulo http://www.ime.usp.br/~mfinger ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1391-1175 ResearcherID: A-4670-2009 -- Marcelo Finger Departament of Computer Science, IME University of Sao Paulo http://www.ime.usp.br/~mfinger ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1391-1175 ResearcherID: A-4670-2009 -- Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google. Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para [email protected]<mailto:[email protected]>. Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAGG7Aw3Y7GfS1zkL3nW%3DjN1sF9BF1FPDDDX8sSQLMN%2Bc3JF1Vg%40mail.gmail.com<https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAGG7Aw3Y7GfS1zkL3nW%3DjN1sF9BF1FPDDDX8sSQLMN%2Bc3JF1Vg%40mail.gmail.com?utm_medium=email&utm_source=footer>. -- Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google. Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para [email protected]. Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CPYP284MB093375FB37710CBA0C0B8C47B6979%40CPYP284MB0933.BRAP284.PROD.OUTLOOK.COM.
