> Então, se você me perguntar se a sentença em português
>
>   "Todos os seres humanos com mais de 200 anos têm menos de 100 anos."
>
> é verdadeira ou falsa, eu fico com as pessoas de bom senso e digo que ela é
> falsa.

Interessante este jogo, Daniel!  Posso brincar também? ;-)

ASSERÇÃO:
A sua sentença
(A) "Todos os seres humanos com mais de 200 anos têm menos de 100 anos."
é equivalente
(tomando por base, digamos, uma aritmética intuicionista)
à sentença
(B) "Nenhum ser humano tem mais de 200 anos."

FORMALIZAÇÃO:
Digamos que a sentença (A) tem a forma (∀x:H)(idade(x)>200 → idade(x)<100),
e que a sentença (B) tem a forma (∀x:H)¬(idade(x)>200).
Considere ainda as duas sentenças adicionais:
"Nenhum ser humano com menos de 100 anos tem mais de 200 anos."
(C) (∀x:H)(idade(x)<100 → ¬(idade(x)>200))
"Nenhum ser humano com mais de 200 anos tem mais de 200 anos."
(D) (∀x:H)(idade(x)>200 → ¬(idade(x)>200))

LEMAS:
[1]  (A)&(C) ⊢ (D)
[2]  (B) ⊢ (A)
[3]  (B) ⊢ (D)
[4]  (D) ⊢ (B)

Pelo que entendi do que você disse anteriormente, as "pessoas de bom
senso" (?) estariam dispostas a aceitar a verdade aritmética de (C).
Logo, _em tal teoria_ podemos imediatamente estabelecer:

TEOREMA:
(A) é equivalente a (B).

PERGUNTA:
Você também estaria disposto a defender que a sentença (B) é
"necessariamente falsa"?

[]s, Joao Marcos

PS: A implicação empregada usada acima é intuicionista, "normalzinha".
Vale talvez notar, ainda, que a explosividade da negação
(intuicionista) é usada nos lemas acima, o que certamente introduz um
passo "não-relevante" na argumentação.

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAO6j_Lhjz4ypixhqgwANO-daQ-dmn_2yqzed%3DK%3DQTiHoa14vRg%40mail.gmail.com.