> Por que assumir que uma aritmética irá explicar uma semântica "folk"?

De minha parte, não vejo nenhuma razão particular para assumir tal
coisa.  Recorde, não obstante, que:

[A1] _Alguma_ aritmética é necessária justificar a asserção feita pela
sentença (C).

[A2] A equivalência entre as sentenças (A) e (B) _pode ser verificada
construtivamente_, caso (C) venha a ser justificada.

[A3] As asserções semânticas de Daniel sobre (a inequivalência entre)
as sentenças (A) e (B) _não_ foram justificadas (ainda) com base em
nenhuma teoria lógica.

Andrea recordou, justamente, que:

[A4] A _lógica relevante_ foi criada para lidar com condicionais
distintos daqueles tratados pela lógica (ou pela aritmética)
intuicionista/clássica.

Meu raciocínio:
Se houvesse uma "Aritmética Relevante", estendendo [A4], que tivesse
algo relevante (perdão) a dizer sobre [A1], sem ao mesmo tempo se
comprometer com [A2] (como Daniel parece desejar), talvez ela
consistisse em uma resolução satisfatória para o mistério de [A3]?

Claro, esta seria a solução _mais simples_.  Outra explanação para o
funcionamento da semântica "folk", que vai contra o bom senso _dos
lógicos_, também poderia ser satisfatória.  Uma Aritmética sempre será
necessária, de uma maneira ou de outra, para dar conta de [A1].

Você vislumbraria por acaso _outra_ solução para esse dilema, JD?

[]s, Joao Marcos

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAO6j_LibwEo3f-F%3D192gjPdL-wrJMUXpKTBpT1Rg1uZtU7M_5w%40mail.gmail.com.