L S escreveu:
Entonces... Eu não confio na wikipédia quando o assunto é mais sério do que
biografias do dvd-john ou teclados dvorak... Tem umas escolas que pedem
trabalhos pra garotada que sejam feitos direto na wikipédia, e o legal é que
os profs só corrigem o impresso, o que fica na wiki tá tudo errado.... No
que tange a meteorologia e oceanografia tem um monte de tranqueira que já dei uns tapas, mas é trampo pra mais de metro.... O legal seria colocar os
universitários pra tomar conta, mas é complicado... Tem gente boa que tem
muito mais o que fazer, e tem gente que não manja e não faz pq nem sabe da
wikipédia.... Wikipédia vai ser bom, mas demora....
In the long run... pode ser tarde demais.

Minha percepção é que falta uma ancoragem com a "first life". Se houvessem grupos de pesquisa acadêmicos e coletivos de aprendizado autônomos dedicados a cuidar de setores (como numa enciclopédia, os enciclopedistas escrevem verbetes sobre assuntos que lhes cabem), as coisas seriam melhores. Algo como os coletivos do cmi fazem depurando barbaridades e pinçando (ou produzindo) material que mereça destaque. Vai ser parcial, mas que saber não é?

O q eu achei bastante injusto da parte da CC é acusar a Wikipedia de um defeito que é da academia, (em geral, não só a brazuca). Além de funcionar na base do loteamento de poder através das distinções de títulos e campos epistemológicos, é apegada demais aos /media/ livro e revista. As universidades e os universitários até estudam a web, mas dificilmente pensam nela como /utensílio/ para fazer e difundir a pesquisa e nem mesmo a usa direito para a divulgação científica.

(Aí, o Zé pode falar de cátedra de livros virtuais...)

AbÇ!




------------------------------------------------------------------------

_______________________________________________
Lista de discussão da MetaReciclagem
Envie mensagens para [email protected]
http://lista.metareciclagem.org

_______________________________________________
Lista de discussão da MetaReciclagem
Envie mensagens para [email protected]
http://lista.metareciclagem.org

Responder a