Sauda,c~oes,

Oi Claudio,

Diretamente do fundo do bau!!!
É verdade. É um livro muito bom mas difícil
de encontrar.

> Talvez esse problema esteja no FG-M também. Não olhei.

O que eh FG-M ?

Ou melhor, quem é FG-M? Abreviação de Frère Gabriel Marie, um religioso que escreveu um livro muito completo de Geometria. Há uma edição recente dele. Acho que o editor é Jacques Gabay(??). A minha é bem antiga, dada por um tio que estudou nele nos anos 30.

Acho que nao. Exemplo: a triseccao do angulo de 60 graus.
Não fui claro e vc não entendeu. Refiro-me aos problemas que
a álgebra mostrou ser possível uma const. geom. Como
construir o polígono de 17 lados. Depois que Gauss mostrou
ser isso possível ficou o problema com a posterior solução de
uma construção. Em problemas difíceis acho que esse deve
ser o primeiro passo. Além dos dois problemas de triângulo
que mencionei, amanhã apresento outro cuja solução está
na forma algébrica. Nada contra mas uma solução geométrica
é preferível. O livro do Wagner comenta sobre essas duas
estratégias.

Na resposta para o Wagner apresento outro problema de
construção de quadrilátero.

[]'s
Luis

From: Claudio Buffara <[EMAIL PROTECTED]>
To: <[EMAIL PROTECTED]>
Subject: Re: [obm-l] Mais construcoes [era: Quadrilatero Inscritivel] Date: Tue, 09 Nov 2004 23:36:02 -0200

on 09.11.04 18:41, Luís Lopes at [EMAIL PROTECTED] wrote:

> Sauda,c~oes,
>
> Oi Claudio,
>
> ===
> ===
> Poderia ser o caso se não tivesse enviado a solução de
> Altshiller-Court, Nathan, College Geometry, 1952.

Diretamente do fundo do bau!!!

> Talvez esse problema esteja no FG-M também. Não olhei.

O que eh FG-M ?

> As primeiras tentativas de solução da lista para este problema
> baseavam-se na construção de elementos obtidos algebricamente
> (diagonais e circumraio, se me lembro bem).
> Pergunto: tendo-se mostrado que o problema tem uma solução
> algébrica, será que SEMPRE podemos obter uma solução
> geométrica?

Acho que nao. Exemplo: a triseccao do angulo de 60 graus.

Eh claro que, se nao nos limitarmos a regua nao marcada e compasso, pode ser
que haja solucao. Por exemplo, com uma regua marcada o meu exemplo admite
solucao geometrica.

[]s, Claudio.