Ola Murilo,
Por que a sequencia g:N->N nao pertence a "lista (enumeracao) desequencias" ?
Acho que faltou tornar isto MAIS CLARO. Alem disso,faltou enunciar claramente
que "suponhamos que as sequencias denumeros naturais seja enumeravel". Eis aqui
uma demonstracao :
Seja S o conjunto das sequencias de numeros naturais. SUPONHAMOS queeste
conjunto seja enumeravel. Seja entao (s1, s2, ..., sn,...) umaenumeracao
qualquer dos elementos deste conjunto. Vamos mostrar queexiste uma sequencia T
de numeros naturais que nao esta na enumeracaoanterior :
Facamos :
T(1)=n1, tal que n1 # s1(1)T(2)=n2, tal que n2 # s2(2)...T(i)=ni, tal que n1 #
si(i)
Assim definida, T e uma sequencia de numeros naturais e, portanto,necessita
estar na enumeracao que fizemos, mas esta sequencia T naoesta na enumeracao
pois ela e diferente de qualquer sequencia sn,n=1,2,... precisamente no ponto
"n". o que e um absurdo, poisestavamos supondo que o conjunto S e enumeravel e
que (s1, s2, ... )seria uma enumeracao dos seus elementos, abrigando portando
TODAS assequencias de numeros naturais.
Assim, a nossa tese e insustentavel e somos obrigados a admitir que oconjunto
das sequencias de numeros naturais nao e enumeravel.
EXERCICIO DE ANALISE : Mostre que QUALQUER CONJUNTO INFINITO pode serexpresso
como uma uniao enumeravel de conjunto infinitos, dois a doisdisjuntos.
Um AbracoPSR, 31301090847

2009/1/12 Murilo Krell <murilo.kr...@gmail.com>:> Pessoal,> continuando na
labuta com a análise, fiz um exercício e queria colocar minha> resolução para
um julgamento, acho que é a melhor forma de aprender.> (estou tentando deixar a
construção de soluções e o formalismo apurado, por> favor, sugestões são muito
bem vindas)>> Enunciado: Prove que o conjunto das sequências de números
natureais> (n1<n2<...) é não-enumerável.>> resolução:>> Sendo X(N,N) o conjunto
de todas as sequências crescentes de números> naturais. vamos mostrar que
nenhuma função F; N-> X (N,N) pode ser> sobrejetiva.> Indicando por fm o valor
de f no ponto m pertencente a N>> Isto significa que fm pertence a X(N,N), ou
seja, é uma sequência crescente> de naturais. Assim, para cada n pertencente a
N, fm(n) é um número natural.>> Temos:>> f1:= ( f1(1) < f1(2 )< f1(3) <....<
f1(n) < ... ) = F1(N)> f2:= ( f2(1) < f2(2 )< f2(3) <....< f2(n) < ... ) =
F2(N)> .> .> fm:= ( fm(1) < fm(2 )< f!
m(3) <....< fm(n) < ... ) = Fm(N)> .> .>> Agora, vamos "construir"uma sequência
crescente g: N -> N que não esteja na> imagem de f.> Como N é infinito e
ordenado, para n=1, coloque g(1) = f1(2) > f1(1)> No conjunto f2(N) coloque
g(2) como sendo f2(1), ou seja, para g(n) vamos> tomar g(n) = fn(n-1)> assim
formamos uma nova sequência g que não pertence a lista de sequências> fn.>>
Assim nenhuma lista enumerável pode esgotar todas as funções em X (N,N)>>
abraços e muito obrigado,> Murilo>>