2009/11/3 luiz silva <luizfelipec...@yahoo.com.br>
> Ola Pessoal,
Oi Luiz e outros !

> Não sei se o meu argumento é válido, mas analisando a questão reparamos que
> temos um segmento de reta fixo.
exatamente !

> Se considerarmos os triângulos formados pelas "envoltórias" (que são os lados
> diferentes) e o segmento fixo veremos que o triângulo de maior altura é o
> triângulo isósceles. Isto quer dizer que é o triângulo com maior área.
Muito bem ! Ah, tem uma coisa a mais, os ápices dos triângulos formam
uma circunferência !

> Como a base é a mesma (hipotenusa), para "envolver" uma maior área são
> necessários dois segmentos que, somados, serão maiores que a soma dos
> segmentos que envolvem uma área menor, dada a mesma base. Assim, como a base
> é igual em todos os triãngulos, o de maior perímetro será aquele com a maior
> soma dos outros dois lados, ou seja, o triangulo retangulo isósceles.

Essa parte da intuição é ótima, mas eu acho que precisa formalizar.
Quando eu mandei a minha idéia da construção geométrica, era para
tentar ver alguma coisa além da pura trigonometria, e usar algo como
MA >= MG para a+b e a*b de alguma forma esperta. A conexão que você
deu para a área permite usar p(p-a)(p-b)(p-c), e eu acho que quando
a+b for máximo, c fixo, deve dar pra provar que a=b.

> Abs
> Felipe

Quem continua ?
--