Rapaz, que discussão sadia e legal, extremamente didática ao mesmo tempo em
que há um tom de pesquisa. "Armas" são levantadas, de maneira que surja a
descoberta!
Olha pessoal, essas últimas discussões estão exatamente às voltas de onde
parei, daí decidi postar na lista. Maximizar a soma de lados, dado que a
soma dos quadrados desses lados é constante,  nunca pensei que fosse tão
complicado (me refiro ao nível de discussão desta lista) sem o uso de
trigonometria (pois são alunos do 9º ano).