De: Bernardo Freitas Paulo da Costa <bernardo...@gmail.com>
Assunto: [obm-l] Re: [obm-l] Funções
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Data: Terça-feira, 10 de Novembro de 2009, 13:45

2009/11/10 luiz silva <luizfelipec...@yahoo.com.br>

> Pessoal,
>
> Se duas funções algébricas ou trigonométricas f(x) e g(x), contínuas (não sei
> se é necessário que sejam), possuem a mesma imagem em um intervalo
> [a,b],  podemos afirmar que f(x)=g(x) ??
O que você quer dizer por "possuem a mesma imagem" ? f([a,b]) =
g([a,b]) ? ou f(x) = g(x) para todo x em [a,b] ? Veja que é MUITO
diferente, e que uma é bem mais forte do que a outra.

Segunda coisa, o que é uma "função trigonométrica" pra você ? sin,
cos, etc e tal ? Vale compor ? senão, vale fazer sin(4x + x^2) ? qual
justificativa para essas respostas (bom, pode ser "simplesmente um
exercício", mas seria mais legal ver claramente o que se quer fazer
com cada uma)

Terceiro: algumas das situações que eu proponho podem ser triviais
(contra-exemplos evidentes), portanto pense um pouco se não dá pra
achar um contra-exemplo rapidamente se for o caso. E senão, mande ver
!

> Abs
> Felipe

Abraços,