> [...]
> i) Se eu quero S(n)=144 com o menor n, eh essencial colocar poucos
> algarismos -- entao preciso de muitos algarismos grandes. Vou encher n de
> "9"s...
> ii) Mas ao mesmo tempo eu preciso que S(n)-S(2n)=63, isto eh, eu preciso que
> os digitos de n sejam maiores que os de 2n! Os digitos que melhor
> "contribuem" para este "deficit" sao 5 e 6, entao tambem vou encher n de "5"
> e "6".
> iii) Minha estrategia de encher n de "5", "6" e "9" significa um monte de
> "vai um" na soma n+n... Entao vai ter que ser 5 mesmo, que dah o melhor

Talvez usando 6 em vez de 5 (mas com menos 9's) você chegasse em um
número menor, sei lá, com uma casa decimal a menos. Mas não dá.
Curiosamente, o número n = 66666666666666666666699 também satisfaz
S(2n) = 81, mas ele também tem 23 dígitos. Se substituirmos 3 seis por
2 noves no final a soma de 2n vai aumentar (para 90).

> 1n=055 555 555 555 555 569 999 999
> 2n=111 111 111 111 111 139 999 998
>
> A boa noticia eh que eu jah garanto que a melhor solucao terah mesmo
> S(n)=144 e S(2n)=81. Afinal, se nao fosse isso, seria S(n)>=288, que jah
> seriam 32 algarismos, e meu n ali tem bem menos do que isso.
>
> Agora precisamos mostrar que esse numero de 23 digitos eh o menor n
> possivel! Ou tem algum menor?

Motivado pelo meu fracasso, eu sei provar que há pelo menos 23 dígitos.
Escreva n = 5 * X + Y, onde X tem apenas zeros e uns, e Y apenas
números de 0 a 4. Assim, 2n = 10X + 2Y, onde não há "vai uns" na
multiplicação 2Y. Portanto:

S(n) = 5 * S(X) + S(Y)
S(2n) = S(X) + 2*S(Y)

Usando S(n) = 144 e S(2n) = 81 como você já mostrou que basta, temos
que a solução deste sistema é S(X) = 23, ou seja, há 23 "vai-uns". O
que quer dizer que toda solução tem que ter pelo menos 23 dígitos.

Mais ainda, a soma dos dígitos em Y é 29 (terminando de resolver o
sistema e o problema!), que devem ser distribuídos "o mais para trás
possível" no número

55 555 555 555 555 555 555 555

Assim, botamos 7 vezes "+4" no final do número, e um "+1", que dá a sua solução.

Abraços,
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa