"Mas se uma proposição é falsa, então sua contra-positiva também é falsa"
Sim, e a afirmação '' se y é racional então x é irracional'' é de fato
falsa. Por exemplo, ''Todo ser humano é um réptil'' é uma afirmação falsa.
Sua contrapositiva, ''Se algo não é réptil, então não é humano'', é falsa
também, pois humanos não são répteis e são humanos. É claro, leões não são
répteis e nem humanos, mas isso não torna a sentença verdadeira. O leão é
equivalente ao x = 1 + sqrt(2).