Caro Orley
    O aumento da concentração do SF não é numericamente tão significativo assim a ponto de causar todas estas alterações na mucosa nasal, ao meu ver. Uso com a finalidade de minimizar os efeitos edematosos da vasodilatação pós-operatória causada pela manipulação intranasal, tanto dos instrumentos como pinças e aspiradores como eletrocautérios dentro do nariz. Os nossos resultados com estas condutas são muito bons, mas, surgindo uma alternativa comprovadamente melhor, mudo minha conduta imediatamente.
 Sou partidário daquele pensamento que diz que "o último degrau da sabedoria é a humildade!"
 
    Abraços.
 
 ******************************        
        José Cabral
[EMAIL PROTECTED]
-----Mensagem original-----
De: Audiologus <[EMAIL PROTECTED]>
Para: [EMAIL PROTECTED] <[EMAIL PROTECTED]>
Data: Sexta-feira, 7 de Setembro de 2001 14:23
Assunto: Re: [otorri.] Cirurgia nasal sem tamponamento

J.Cabral / Richard
Qual a finalidade do soro salgado?
O aumento de concentração da solução  (até então isotônica)  iria desidratar a mucosa nasal, diminuir atividade ciliar, diminuir atividade glandular..., para quê?
Abraços,
Orley Ferraz
Londrina - PR
 
 
...JOGUE TÊNIS...sua vida vai melhorar!
----- Original Message -----
Sent: Friday, September 07, 2001 12:33 AM
Subject: Re: [otorri.] Cirurgia nasal sem tamponamento

Caro Natanael.
    No nosso serviço, usamos sim, durante as primeiras 48 horas (Afrin nasal) 2 vezes ao dia e instilação de soro fisiológico por 2 semanas a cada 4 horas, soro este acrescido de sal (1 colher de chá rasa para cada 500ml). Dá uma excelente pós-op, mas, volto a insistir nos curativos pós-operatórios a cada 2 dias para evitar sinéquias entre outras coisas. O Richard esteve aquí em Natal recentemente e nos falou da sua boa experiência com o famoso Sôro Salgado.
    Att.
 
******************************        
        J. Cabral
[EMAIL PROTECTED]
UFRN - Clínica José Cabral
NATAL -RN 
 
 
-----Mensagem original-----
De: Natanael <[EMAIL PROTECTED]>
Para: [EMAIL PROTECTED] <[EMAIL PROTECTED]>
Data: Quinta-feira, 6 de Setembro de 2001 15:38
Assunto: [otorri.] Cirurgia nasal sem tamponamento

    Aos colegas que estão fazendo as cirurgias nasais, sem tamponamento.
    Vocês tem usado no pós operatório vasoconstritor nasal de rotina? Se afirmativo por qual período?
    Agradeço a atenção.
    Natanael
    Itajubá - MG

Responder a