Achei o topico interessante e acho que seria legal se cada um
explicasse o motivo da escolha de sua distribuição linux ou sistema
operacional.
Eu comecei minhas aventuras nos sistemas operacionais livres com o
linux (conectiva 7, slackware 8.1, gentoo 1.4) e depois de uns anos
migrei pro freebsd (5 e posteriormente 6). Fui um feliz usuario de
freebsd por alguns anos ate comprar meu pc novo (um amd64 dual core),
e então começaram minhas dores de cabeça, nao havia driver da nvidia
pra amd64, nem pro som onboard, alem disso tive problemas com a
libpthread que dava segfault por erro de programação.
Depois de uns meses sem solução pro problema da libpthread resolvi
voltar pro linux e precisava escolher uma distribuição novamente. Li a
respeito de algumas, e avaliei os seguintes criterios: documentação,
quantidade de pacotes, qualidade dos programas para gerenciamento de
pacotes, tradição e popularidade. Com base nisso escolhi o debian 4.1e
devo dizer que estou muito satisfeito!