Elias Moreira. escreveu isso aí:
> Penso que em ambientes corporativos é uma boa escolher distribuições
> Enterprise (Ubuntu com suporte da Canonical, Red Hat ou Suse). Pois teremos
> os argumentos (empresas  apoiando o sistema) que os tomadores de
> decisão(quem realmente paga pela solução) irão aceitar.
>
> Caso a empresa em questão não tenha capital para bancar o suporte oficial,
> existem as ISV que prestão serviço "licenciados" e dão o suporte necessario.
>
> Penso que esse é o caminho para a adoção de Linux em ambiente mais serios do
> tipo empresas.

Eu penso que essa visão é um pouco limitada. Na minha visão, é um erro
querer ver o software livre através da lente que se usa pra ver o
software proprietário.  Eu tenho consciência que os "tomadores de
decisão" talvez ainda vejam o software livre por essa lente, e fazê-los
mudar essa visão é um desafio nosso.

Certamente a Canonical é uma boa opção para um contrato de suporte a
Ubuntu, bem como a Red Hat para RHEL e a Novell para o Suse. Mas como
estamos falando de software livre, diversas outras empresas que não
necessariamente têm suas marcas ligadas tão diretamente aos produtos
podem ser boas prestadoras de serviço, bem como outros produtos que não
têm o mesmo marketing podem ser boas opções.

Existem empresas que oferecem suporte a Slackware, Gentoo, Debian e
outros sistemas considerados "menos corporativos", e normalmente essas
empresas estão envolvidas no desenvolvimento de diversas inovações,
algumas das quais acabam ajudando os sistemas "corporativos" a ganharem
ainda mais fama.

É claro que a confiança ou não em prestadores de serviço "não-oficiais"
vai depender da apresentação que estes fazem de si mesmos (imagem é tudo
para os "tomadores de decisão"), entre outros fatores. Algo que se deve
levar em conta é o papel social da contratação: se eu posso contratar,
digamos, uma empresa brasileira ou mesmo baiana que é demonstradamente
capaz de prestar um bom serviço e gerar trabalho e renda localmente,
porquê contratar uma empresa estrangeira e enviar recursos (grana) ao
exterior?

--
Antonio Terceiro <[EMAIL PROTECTED]>
http://people.softwarelivre.org/~terceiro/