Terceiro,

Talvez o escopo de minha crítica não ficou muito bem definido. Não estou
criticando o software por criticar, simplesmente, até porque este não é o
tema dessa conversa na lista. A minha análise de tais softwares, pelo menos
ao meu ver, está dentro do escopo desta conversa; Está sendo discutida a
abordagem usada para "fazer marketing" de software livre e os erros e
inverdades apontadas.

E se ferramentas livres são usualmente comparadas com seus "pares"
proprietários, acredito ser válido sim uma análise nesse sentido. Já me
deparei algumas vezes com entusiastas de software livre querendo "vender o
peixe" de algum sistema ou software, falando (nem sempre verídicamente) que
faz tudo melhor ou igual a tal ou tal aplicação propietária, quando deveria,
ao meu ver, ser objetivo no sentido de dizer: "Isso e aquilo do software
funcionam assim, aqulio ali está em TAL estágio de desenvolvimento E como
em todo software livre existem essas e essas vantagens e tais e tais
implicações comercias, sociais, etc".

Sou programador e usuário final de ferramentas gráficas, INCLUSIVE Inkscape.
É errado elaborar uma crítica a um software sem que se esteja participando
do desenvolvimento dela, direta ou indiretamente? Dentro do que posso, dou
minhas pequenas contribuições ao movimento software livre no sentido de
conscientizar pessoas e desenvolver usando licenças livres.

É válido, tendo isso em vista, dizer: "fique quieto ou faça algo, pois
criticar assim não pode"? A crítica é elemento fundamental para o
desenvolvimento do Software Livre enquanto projeto! Desde que não mal
intencionadas, acredito que seja sempre bom recebê-las. Assim como o
Software Proprietário PODE ser ruim (socialmente, economicamente, etc), mas
não é o Demo encarnado (Talvez Uncle Bill o seja)... o Software Livre é
muito bom, mas não é um indefectível paraíso!

Abraços,

Kristian

Kristian Brito Pasini