Sobre isso, dêem uma olhada aqui: http://www.businessreviewonline.com/ os/archives/2006/07/where_in_the_wo.html

É um artigo q leva a um pequeno mashup com o Google Maps indicando onde estão as empresas fornecedoras de FLOSS mais significativas (segundo o autor). Obviamente, ele NÃO leva em conta desenvolvedores individuais, mas sim as sedes das empresas. Observamos facilmente q não há nem um pontinho abaixo da linha do equador.

O q eu me pergunto é se os países com gde concentração de empresas fornecedoras de FLOSS têm alguma legislação *específica* para incentivar este tipo de negócio ou se há somente uma legislação genérica em termos de favorecer o empreendedorismo (vcs sabem, crédito fácil, burocracia ágil, etc).

Assim, talvez seja muito mais relevante observar qual dos candidatos tem propostas efetivamente voltadas para facilitar a vida do empreendedor brasileiro (q em outra thread nesta mesma lista foi descrito como um doido varrido por querer construir algo neste país, com a legislação/tributação/******ção q nós temos).

De nada adianta facilitar com uma mão a vida de quem abre empresas para viver de SL e com a outra destruir esta empresa com uma carga tributária obscena, por explo.

Sobre a questão governamental em si, quero mesmo ver se vão "priorizar a adoção de software livre nos grandes sistemas estruturadores", já q não vi nem uma linhazinha de código ou infra livre no SIAFI, SIAPE & cia limitada. Ou o SERPRO disse q tá tudo em Adabas e não tem jeito de mudar? Pelo menos qdo eu era da Receita era isso q a COTEC/SRF sempre ouvia (e aqui a questão não era ser livre ou proprietário, era simplesmente *não* ser Adabas... he he he he). . . ;-)

[ ]s,

olival.junior